Quarta-feira, 22 de outubro de 2008 - 19h09
No final da manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Roberto Sobrinho recebeu uma comissão de empresários e comerciantes para conversar sobre as mudanças na Avenida Calama. Na oportunidade, ele ouviu as reivindicações e sugestões para melhorar o fluxo de veículos na região.
Lucy Dias, dona de uma escola particular na avenida, tem seu ponto de vista: "é inegável a contribuição que o shopping vai dar para a economia da nossa cidade, mas queremos que as alternativas de mudança de trânsito sejam bem explicadas, pois tem que ser levada em conta o hábito do consumidor e dos proprietários de lojas naquela região. Por isso, viemos aqui para apresentar novas alternativas ao prefeito e à secretária".
Outro empresário apresentou uma proposta para que a Calama continue com mão dupla e, para melhorar o fluxo de veículos, que os semáforos sejam alterados de quatro para dois tempos. Mas a secretária municipal de Trânsito explicou que a sugestão pode ser de efeito temporário. "Há mais de um ano estamos fazendo estudos sobre o cruzamento entre a Rio Madeira e a Calama e eles apontaram mais de 18 mil veículos naquele lugar. Por isso, a mudança para melhorar a vida dos motoristas porto-velhenses", disse Fernanda Moreira.
Ela também apontou como a situação pode ficar complicada, caso a Calama continue com mão dupla. "Com o shopping vai instalar uma faculdade ali, o fluxo de carros deve aumentar em mais de 30%. Se forem 18 mil por dia, este índice vai saltar para 23 mil e 400 veículos por dia, o que deve provocar um caos na área".
O prefeito Roberto Sobrinho também falou sobre algumas mudanças que melhoraram significativamente o trânsito da cidade. "Na rua Rogério Weber, o sinal tinha quatro tempos por conta da mão dupla entre a praça das Três Caixas d'Água e a Sete de Setembro. Agora, são três tempos e a fila em frente ao Tribunal de Justiça praticamente sumiu".
De acordo com o prefeito de Porto Velho, outras mudanças devem facilitar o trânsito na região e melhorar os lucros dos empresários. "A Pinheiro Machado e a Sete de Setembro estão sendo asfaltadas, alargadas e aumentadas para diminuir o fluxo de veículos na própria Calama, Vieira Caúla e Rio Madeira. Houve polêmica quando a Avenida Amazonas foi alterada, mas com o sentido único, várias empresas estão se instalando na região das zonas Norte e Leste".
Sobrinho prometeu uma solução para que todos saiam ganhando com as mudanças na região da zona Norte de Porto Velho. "As sugestões dos empresários da avenida Calama são bem-vindas e vamos analisá-las. Antes da inauguração do shopping, garanto uma boa solução para todos".
Participaram da reunião, além do prefeito de Porto Velho e empresários, a secretária municipal de Trânsito, Fernanda Moreira e os vereadores José Hermínio (PT) e Mário Jorge (PDT).
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)