Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito sanciona decreto que cria Centro para atendimento de autistas


 

O prefeito Amazonino Mendes sancionou, esta semana, o Decreto nº 0687 que cria o Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social especializado no tratamento de pessoas portadoras de transtorno com espectro autista. O Centro é resultado de uma indicação do vereador Homero Miranda Leão (PHS), após várias reuniões com os pais de portadores do espectro autista, levantamentos e até uma audiência pública sobre o assunto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

No Brasil, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), há um milhão de pessoas com espectro autista. As estatísticas mostram que é mais comum em meninos. Pois, a cada 150 meninos que nascem um deles tem espectro autista. Enquanto a cada quatro meninas, uma desenvolve o problema.

O Decreto sancionado por Amazonino Mendes institui uma série de ações voltadas ao tratamento de pessoas com espectro autista. O vereador Homero Miranda Leão afirmou que a proposta é completa porque atende as principais áreas: saúde, educação, assistência social e serviços de informação e cadastro.

“Fizemos uma análise completa sobre a situação dos portadores do espectro autista em nossa cidade, e uma audiência pública que reuniu os principais envolvidos com o assunto no Amazonas. A criação do Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social é uma vitória de todos nós. Pois, é um Centro completo que atende várias demandas de quem convive com o autismo. Realizamos muitas modificações até chegar a um modelo ideal e para oferecermos um tratamento completo”.

O Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social será integrado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com corpo profissional indicado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na área da saúde, o Decreto garante realização de diagnóstico precoce do Espectro Autista em crianças de 14 a 36 meses; acompanhamento fonoaudiológico; psicoterapia; psicofarmacologia; além de atendimento especializado em odontologia, nutrição e clínica médica.

Para o desenvolvimento educacional dos autistas de Manaus, a Prefeitura vai garantir pedagogia especializada, musicoterapia, educação física adaptada e vagas na rede municipal de ensino, a partir de dois anos. Além disso, segundo o Decreto, a Rede Municipal de Ensino providenciará a contratação de orientadores pedagógicos, com especialização no atendimento de portadores com espectro autista. Também determina a realização de convênios que visam incentivar as universidades a desenvolver pesquisa ou projetos multidisciplinar com foco no Transtorno com Espectro Autista.

"Fico muito feliz com a assinatura do Decreto por nosso prefeito Amazonino Mendes. Divido essa alegria com as famílias dessas pessoas com espectro autista que foram recebidas pelo prefeito e conosco fizeram a entrega da Indicação sobre essa questão. No próximo ano, teremos esse Centro (de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social) construído e funcionando, se Deus quiser", afirmou o vereador Homero.

Fonte:
Emanuelle Araújo - DRT 7253/DF
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)