Sexta-feira, 5 de novembro de 2010 - 23h12
O prefeito Amazonino Mendes sancionou, esta semana, o Decreto nº 0687 que cria o Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social especializado no tratamento de pessoas portadoras de transtorno com espectro autista. O Centro é resultado de uma indicação do vereador Homero Miranda Leão (PHS), após várias reuniões com os pais de portadores do espectro autista, levantamentos e até uma audiência pública sobre o assunto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
No Brasil, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), há um milhão de pessoas com espectro autista. As estatísticas mostram que é mais comum em meninos. Pois, a cada 150 meninos que nascem um deles tem espectro autista. Enquanto a cada quatro meninas, uma desenvolve o problema.
O Decreto sancionado por Amazonino Mendes institui uma série de ações voltadas ao tratamento de pessoas com espectro autista. O vereador Homero Miranda Leão afirmou que a proposta é completa porque atende as principais áreas: saúde, educação, assistência social e serviços de informação e cadastro.
“Fizemos uma análise completa sobre a situação dos portadores do espectro autista em nossa cidade, e uma audiência pública que reuniu os principais envolvidos com o assunto no Amazonas. A criação do Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social é uma vitória de todos nós. Pois, é um Centro completo que atende várias demandas de quem convive com o autismo. Realizamos muitas modificações até chegar a um modelo ideal e para oferecermos um tratamento completo”.
O Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social será integrado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com corpo profissional indicado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.
Na área da saúde, o Decreto garante realização de diagnóstico precoce do Espectro Autista em crianças de 14 a 36 meses; acompanhamento fonoaudiológico; psicoterapia; psicofarmacologia; além de atendimento especializado em odontologia, nutrição e clínica médica.
Para o desenvolvimento educacional dos autistas de Manaus, a Prefeitura vai garantir pedagogia especializada, musicoterapia, educação física adaptada e vagas na rede municipal de ensino, a partir de dois anos. Além disso, segundo o Decreto, a Rede Municipal de Ensino providenciará a contratação de orientadores pedagógicos, com especialização no atendimento de portadores com espectro autista. Também determina a realização de convênios que visam incentivar as universidades a desenvolver pesquisa ou projetos multidisciplinar com foco no Transtorno com Espectro Autista.
"Fico muito feliz com a assinatura do Decreto por nosso prefeito Amazonino Mendes. Divido essa alegria com as famílias dessas pessoas com espectro autista que foram recebidas pelo prefeito e conosco fizeram a entrega da Indicação sobre essa questão. No próximo ano, teremos esse Centro (de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social) construído e funcionando, se Deus quiser", afirmou o vereador Homero.
Fonte: Emanuelle Araújo - DRT 7253/DF
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)