Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito sanciona decreto que cria Centro para atendimento de autistas


 

O prefeito Amazonino Mendes sancionou, esta semana, o Decreto nº 0687 que cria o Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social especializado no tratamento de pessoas portadoras de transtorno com espectro autista. O Centro é resultado de uma indicação do vereador Homero Miranda Leão (PHS), após várias reuniões com os pais de portadores do espectro autista, levantamentos e até uma audiência pública sobre o assunto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

No Brasil, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), há um milhão de pessoas com espectro autista. As estatísticas mostram que é mais comum em meninos. Pois, a cada 150 meninos que nascem um deles tem espectro autista. Enquanto a cada quatro meninas, uma desenvolve o problema.

O Decreto sancionado por Amazonino Mendes institui uma série de ações voltadas ao tratamento de pessoas com espectro autista. O vereador Homero Miranda Leão afirmou que a proposta é completa porque atende as principais áreas: saúde, educação, assistência social e serviços de informação e cadastro.

“Fizemos uma análise completa sobre a situação dos portadores do espectro autista em nossa cidade, e uma audiência pública que reuniu os principais envolvidos com o assunto no Amazonas. A criação do Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social é uma vitória de todos nós. Pois, é um Centro completo que atende várias demandas de quem convive com o autismo. Realizamos muitas modificações até chegar a um modelo ideal e para oferecermos um tratamento completo”.

O Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social será integrado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com corpo profissional indicado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na área da saúde, o Decreto garante realização de diagnóstico precoce do Espectro Autista em crianças de 14 a 36 meses; acompanhamento fonoaudiológico; psicoterapia; psicofarmacologia; além de atendimento especializado em odontologia, nutrição e clínica médica.

Para o desenvolvimento educacional dos autistas de Manaus, a Prefeitura vai garantir pedagogia especializada, musicoterapia, educação física adaptada e vagas na rede municipal de ensino, a partir de dois anos. Além disso, segundo o Decreto, a Rede Municipal de Ensino providenciará a contratação de orientadores pedagógicos, com especialização no atendimento de portadores com espectro autista. Também determina a realização de convênios que visam incentivar as universidades a desenvolver pesquisa ou projetos multidisciplinar com foco no Transtorno com Espectro Autista.

"Fico muito feliz com a assinatura do Decreto por nosso prefeito Amazonino Mendes. Divido essa alegria com as famílias dessas pessoas com espectro autista que foram recebidas pelo prefeito e conosco fizeram a entrega da Indicação sobre essa questão. No próximo ano, teremos esse Centro (de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social) construído e funcionando, se Deus quiser", afirmou o vereador Homero.

Fonte:
Emanuelle Araújo - DRT 7253/DF
 

Mais Sobre Política

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

O deputado estadual Lebrão (MDB) apresentou, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Rondônia, projeto de lei ordinária (PLO), que d

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras