Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito recebe empresários ligados às usinas do Madeira


Até o segundo semestre de 2007 deverá ser iniciada a construção de duas fábricas para atender as hidrelétricas a serem construídas no Madeira. Pelo menos esta é a expectativa do grupo de empresários que se reuniu com o prefeito Roberto Sobrinho na última sexta-feira (20) para falar sobre a instalação das unidades. Representantes da Alstom e Bardella, da indústria mecânica, responsáveis pela instalação das duas fábricas, explicaram ao prefeito o campo de atuação das duas fábricas na execução do projeto hidrelétrico do Rio Madeira: a fabricação de comportas (Alstom) e a produção de material elétrico (Bardella), o que vai gerar cerca de 480 empregos diretos. A fábrica de hidromecânica terá uma produção média de mil toneladas/mês de comportas, eclusas de navegação e outros acessórios. No entorno das duas fábricas mais outros pequenos empreendimentos serão instalados para atender com o fornecimento de parafusos, corrimão e escadas.

Os empresários afirmaram que a construção das fábricas tem em vista, além do atendimento à demanda das hidrelétricas, todo o mercado da Amazônia e o mercado internacional. Para o prefeito, a visita dos empresários é mais uma demonstração de que a realidade das hidrelétricas está cada vez mais próxima. “Este foi um primeiro contato em que eles apresentaram suas expectativas e acima de tudo confiança neste grande empreendimento que são as hidrelétricas, e nós aproveitamos para destacar as ações que já estão sendo encaminhadas pela prefeitura para preparar a cidade”, enfatizou o prefeito.

Roberto Sobrinho disse aos empresários que a prefeitura está, desde o início das discussões do projeto, trabalhando para garantir o maior número possível de contratação local. “Para isso estamos atuando em duas frentes, com a qualificação da mão-de-obra, através de parceria com o Ministério do Trabalho e com a instalação, no próximo ano, da escola técnica, um compromisso assumido pelo Governo Federal”. A prefeitura está buscando junto ao BIRD recursos para investimento na infra-estrutura; com a Caixa Econômica Federal (CEF), recursos para a habitação e também com o Ministério da Saúde, mais investimentos para ampliação na rede básica de saúde.

No final da reunião, o prefeito solicitou aos empresários informações mais detalhadas sobre as demandas que serão criadas a partir da instalação das duas fábricas.

Mais Sobre Política

UHE Jirau doa ônibus para colégio tiradentes de Jaci-Paraná

UHE Jirau doa ônibus para colégio tiradentes de Jaci-Paraná

Veículo será utilizado no transporte de alunos do Colégio para o Centro de Ciência e Tecnologia em Nova Mutum Paraná

ALE discute volta de vigilantes nas escolas de Rondônia

ALE discute volta de vigilantes nas escolas de Rondônia

Desde 2013 a segurança dos colégios é feita por monitoramento eletrônico

Servidores da ALE beneficiados com reajuste salarial

Servidores da ALE beneficiados com reajuste salarial

Mesa Diretora aprova projetos que beneficiarão servidores efetivos da ALE

TJRO adquire solução integrada com produtos Google

O Tribunal de Justiça de Rondônia aderiu à Ata de Registro do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, para aquisição de solução integrada de colab