Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito recebe empresários ligados às usinas do Madeira


Até o segundo semestre de 2007 deverá ser iniciada a construção de duas fábricas para atender as hidrelétricas a serem construídas no Madeira. Pelo menos esta é a expectativa do grupo de empresários que se reuniu com o prefeito Roberto Sobrinho na última sexta-feira (20) para falar sobre a instalação das unidades. Representantes da Alstom e Bardella, da indústria mecânica, responsáveis pela instalação das duas fábricas, explicaram ao prefeito o campo de atuação das duas fábricas na execução do projeto hidrelétrico do Rio Madeira: a fabricação de comportas (Alstom) e a produção de material elétrico (Bardella), o que vai gerar cerca de 480 empregos diretos. A fábrica de hidromecânica terá uma produção média de mil toneladas/mês de comportas, eclusas de navegação e outros acessórios. No entorno das duas fábricas mais outros pequenos empreendimentos serão instalados para atender com o fornecimento de parafusos, corrimão e escadas.

Os empresários afirmaram que a construção das fábricas tem em vista, além do atendimento à demanda das hidrelétricas, todo o mercado da Amazônia e o mercado internacional. Para o prefeito, a visita dos empresários é mais uma demonstração de que a realidade das hidrelétricas está cada vez mais próxima. “Este foi um primeiro contato em que eles apresentaram suas expectativas e acima de tudo confiança neste grande empreendimento que são as hidrelétricas, e nós aproveitamos para destacar as ações que já estão sendo encaminhadas pela prefeitura para preparar a cidade”, enfatizou o prefeito.

Roberto Sobrinho disse aos empresários que a prefeitura está, desde o início das discussões do projeto, trabalhando para garantir o maior número possível de contratação local. “Para isso estamos atuando em duas frentes, com a qualificação da mão-de-obra, através de parceria com o Ministério do Trabalho e com a instalação, no próximo ano, da escola técnica, um compromisso assumido pelo Governo Federal”. A prefeitura está buscando junto ao BIRD recursos para investimento na infra-estrutura; com a Caixa Econômica Federal (CEF), recursos para a habitação e também com o Ministério da Saúde, mais investimentos para ampliação na rede básica de saúde.

No final da reunião, o prefeito solicitou aos empresários informações mais detalhadas sobre as demandas que serão criadas a partir da instalação das duas fábricas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)