Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito fala sobre Jirau, asfalto e lixo no 'E aí prefeito'


 
A participação do prefeito Roberto Sobrinho, no programa Câmera 11, da TV Candelária, no quadro “E aí prefeito”, nesta segunda feira (21/03), iniciou com repostas sobre os últimos acontecimentos na usina hidrelétrica Jirau. As perguntas foram feitas por telespectadores do programa, via e-mail e gravações. Um dos questionamentos foi em relação às providencias tomadas pela prefeitura para minimizarPrefeito fala sobre Jirau, asfalto e lixo no 'E aí prefeito' - Gente de Opinião a situação. Roberto Sobrinho disse que o trabalho conjunto da prefeitura com a Câmara de vereadores, Estado e a empresa responsável pela obra e demais órgãos, possibilitou que tudo fosse resolvido rapidamente, sem maiores conseqüências e garantindo que os trabalhadores não sofressem maiores prejuízos pela ação dos vândalos. “Os trabalhadores tiverem todo nosso apoio. Quem veio de fora, já retornou para seu local se origem, vão receber seus salários, enquanto a obra tiver parada e serão chamados novamente em breve”, explicou.

Outro questionamento foi em relação às ações preventivas, que deverão ser tomadas, diante do acontecido. “Estamos realizando um série de reuniões com o governador Confúcio Moura e a empresa concessionária, para desenvolvermos uma série de ações preventivas, para que não haja outra situação similar. Estamos marcando uma reunião com a presidente Dilma Roussef, porque acreditamos que o governo federal pode nos ajudar ainda mais com estas ações”, comentou.

O quadro que é apresentado pelo jornalista Léo Ladeia e por Emerson Lopes, teve também outros destaques, como obras de saneamento, asfalto, limpeza, Upa, aterro sanitário, viadutos e regularização fundiária. Alguns e-mails lidos por Emerson Lopes se reportavam ao cronograma de obras da prefeitura. O prefeito Roberto Sobrinho destacou que mesmo com o período chuvoso, no qual acaba “freando” as atividades da secretaria de obras, a prefeitura mantém várias ações. “Estamos realizando abertura e limpeza de canais, tapando buracos, limpeza de vias. Quando o verão chegar, a realidade será outra, todo nosso maquinário estará a postos e espalhados por nossa cidade”, disse.

Asfalto

Em relação ao asfalto, Sobrinho, destacou que três ruas no entorno da escola Padrão, serão asfaltadas e que no bairro Jardim das Mangueiras todas as ruas que ainda estão sem asfalto receberão a obra ainda este semestre. Ele disse ainda que vai asfaltar toda a rua Antônio Fraga, no bairro JK, para desafogar a Amador dos Reis. “ Será mais uma solução criada pela prefeitura. Como fizemos com a Pinheiro Machado que desafogou a Avenida Vieira Caúla e também a Sete de Setembro”, disse.

O prefeito destacou também que nos próximos dias vai reunir os comerciantes da avenida Sete de Setembro, para falar sobre a padronização das calçadas. “ A prefeitura já tem o recurso, num total de doze milhões de reais, provenientes de compensação das Usinas, e em breve vamos dar inicio a este trabalho, facilitando a acessibilidade e dar um melhor visual para esta avenida tão importante, como também pretendemos realizar este trabalho em outras avenidas”, salientou.

Viadutos

Algumas perguntas citavam a construção dos viadutos. Roberto explicou que as obras estão paralisadas devido ao inverno. “A fase atual da obra exige tempo bom, como por exemplo a terraplanagem. Mas enquanto vivemos este período de chuvas, estamos trabalhando a questão das indenizações de imóveis que estão no percurso do viaduto e ainda a remoção de rede elétrica. Mas ainda este semestre teremos o retorno e progresso desta tão importante obra para nossa cidade”, disse.

Lixo

O prefeito respondeu ainda sobre a questão da coleta seletiva do lixo. Os telespectadores questionavam o fato desta coleta, como será desenvolvida pela prefeitura. “ A prioridade agora é a destinação do lixo. Temos falado na coleta, já até iniciamos a discussão sobre como ela será feita, mas temos que resolver primeiramente para onde vai este lixo. Já temos a área e os recursos, e esta sendo desenvolvido o estudo ambiental, em breve teremos nosso aterro sanitário.

Retorno

O prefeito agradeceu aos participantes e a produção pelo espaço que segundo ele, encurta a distância entre a prefeitura e o cidadão. Ele encerrou dizendo que a prefeitura está realizando várias ações para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população e que a participação do cidadão, cobrando e denunciando, ajuda muito. O quadro acontece todas as segundas feiras, a partir de meio dia e meia, no canal 11, TV Candelária - Record.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)