Sexta-feira, 15 de abril de 2011 - 14h50
Numa solenidade que reuniu na manhã desta sexta feira (15/04), em frente ao prédio da prefeitura, autoridades municipais e representantes comunitários e de entidades ligadas à piscicultura, o prefeito Roberto Sobrinho e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Município, José Wildes, oficializaram a entrega do “Caminhão Feira do Peixe”, ao Sindicato dos Pescadores de Porto Velho (Sindipesca). Cada caminhão transporta e armazena até 3 toneladas de pescado fresco e congelado, sendo equipado com câmaras frias, espaço para o manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor.
Segundo o prefeito, este caminhão vem para baratear o peixe, e acabar com a figura do atravessador, que resulta no alto valor do pescado e contribuir para uma alimentação mais saudável da população. “O consumo de peixe implica em mais saúde, por ser um alimento dotado de nutrientes riquíssimos, além de ser um prato muito apreciado na nossa região. Porém o consumo dele não é tão freqüente, por causa dos preços praticados, que chegam até a dez reais o quilo. O caminhão do peixe, que vai percorrer todos os bairros da capital, vai vender o tambaqui a cinco reais o quilo. Mas haverá também outras espécies, como a branquinha, jaraqui, jatuarana, dourado, filhote e até mesmo o bodó”, comemorou. Roberto Sobrinho lembra ainda que o pequeno piscicultor terá retorno garantido do seu empenho. Todos ganham com essa aquisição", afirmou.
O secretário José Wildes ressaltou que o apoio que o governo federal tem estendido aos pequenos produtores do País, em todas as áreas. "Este caminhão do peixe é de grande importância para os pequenos piscicultores locais. É um instrumento útil para facilitar o transporte e comercialização desse produto. Sem dúvida, vai agregar maior renda familiar a quem trabalha com a piscicultura no Município, e que acumulava prejuízos por conta da figura do atravessador”, reforçou.
O presidente do Sindipesca, Leonardo Garcia, acrescentou que quem ganha, são os produtores mais humildes e os consumidores, pelo acesso ágil ao pescado fresco, a preços mais baixos, de agora em diante. "É uma peixaria móvel que irá percorrer os bairros de toda cidade. Vamos divulgar a programação do caminhão em todos os bairros semanalmente. Esta é mais forma de valorizar quem está pescando e quem está produzindo e facilitar o consumo deste produto tão apreciável”, disse.
Inclusão e desenvolvimento
A deputada Epifânia Barbosa, acrescentou que esta também é uma forma de inclusão social. “Fico muito feliz em participar deste momento para nossa cidade em que a prefeitura de Porto Velho trabalha para todos em todos os lugares. Se preocupar com a alimentação mais saudável e facilitar o acesso ao peixe que tem muitos benefícios também é uma forma de inclusão social. Isto gera mais renda para o pescador que tanto de empenha em seu trabalho, para o pequeno produtor que investe e para a população que adquire o peixe com o real valor”, afirmou.
Os vereadores Jurandir Bengala e Cláudio Carvalho reforçaram a grande contribuição que o caminhão vai trazer. “O pescado vai chegar a todos os bairros e espero que em breve a todos os distritos”, disse Bengala. Porto Velho já viveu vários ciclos o da borracha, do ouro, está hoje no ciclo das hidrelétricas e acredito que em breve viveremos o ciclo da piscicultura. Isto representa desenvolvimento, economia, geração de emprego e renda para nossa cidade”, comentou.
O superintendente do Ministério da Pesca e Aqüicultura em Rondônia, Jenner Bezerra de Menezes, destacou que a prefeitura demonstra com esta aquisição que seus projetos estão sendo bem focados e elaborados. “Se fosse um vestibular Porto Velho teria ficado em quarto lugar no país. Pois para conseguir este caminhão foi preciso antes participar de uma seleção, da qual várias cidades estavam listadas. E este caminhão chega num momento oportuno e com certeza com a estrutura que tem poderá levar o alimento em boas condições de consumo e higiene. E a semana santa de muita gente vai ser bem mais rica este ano, com um alimento nutritivo e mais acessível agora”, discursou.
Parcerias e Benefícios
Ainda de acordo com o prefeito a parceria do governo federal tem proporcionado muitos benefícios a Porto Velho e o projeto de tornar a cidade o maior pólo pesqueiro do Brasil está bem próximo. “Agora foi o caminhão do peixe, que vai tornar maior o consumo deste produto. Já temos o projeto do pólo e sinalização positiva do ministério da Pesca. E em breve vamos executar este tão esperando projeto que vai gerar economia para a cidade, renda para o produtor e mais emprego. Vamos aproveitar este momento importante que nossa capital está vivendo, com a construção das hidrelétricas e investir na construção deste grande pólo. Isto vai gerar a implantação de empresas de ração aqui na capital, de frigoríficos, e de outros serviços ligados ao pescado”, disse.
O prefeito disse ainda que este é um grande momento para fortalecer a cadeia produtiva do peixe em todo o estado. “O que vamos fazer em Porto Velho vai servir de exemplo para todo o estado e para todo o país. Hoje boa parte do peixe consumido em Manaus em outras cidades vizinhas é de Porto Velho. Além disso, a produção do peixe causa muito menos impacto que a produção do gado, além de ter um alto custo. Investir no pescado é muito mais rentável. Por isso vamos incentivar a produção, possibilitar boa estrutura para a venda dele e garantir emprego para o momento pós-usinas do Madeira”, finalizou.
Ele ressalvou que recentemente a Câmara Municipal aprovou a criação da Coordenadoria de Piscicultura, que será ligada à Semagric, um importante passo, segundo ele, para a implantação do pólo pesqueiro da capital.
Mercado do Peixe
O prefeito anunciou ainda que a feira existente na zona sul, na Tancredo Neves, será remanejada para outro local. “Já temos o terreno, será próximo da área onde hoje trabalham aqueles feirantes, e lá vamos construir o primeiro Mercado do Peixe de Porto Velho. Daremos uma estrutura adequada para estes trabalhadores, maiores condições de higiene e maior dignidade. Pois hoje eles trabalham irregulares na calçada da Tancredo Neves, de forma muito aquém do que realmente merecem. Na semana que vem vamos reunir os feirantes e orientar sobre esta mudança que vai melhorar e muito a vida deles e possibilitar um ambiente mais saudável para feirantes e consumidores”, enfatizou.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e