Quinta-feira, 29 de julho de 2010 - 11h22
O Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu no seu gabinete os empresários chineses da Sustainable Forest (Floresta Sustentável), Matthew Yip, presidente, Nicolas Chai, vice-presidente e Leandro Guerra, chefe de operações. Também participaram da reunião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Denis Baú e empresários. Os empresários buscaram no prefeito o apoio para a instalação de fábricas de processamento e beneficiamento de madeiras retiradas dos lagos que se formarão com a construção das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira, Jirau e Santo Antônio. Além destas madeiras, estimadas em 7 milhões de metros cúbicos, também pretendem adquirir áreas de floresta para realizar o manejo.
Os empresários pretendem realizar as atividades em curto, médio e longo prazo, e têm como foco qualquer tipo de madeira para serem processadas e exportadas para o mercado internacional. Um dos maiores problemas para esta indústria na região Norte, segundo estimou Leandro Guerra, é o custo do transporte. Porto Velho seria o centro deste negócio na região, e o prefeito Roberto Sobrinho, sugeriu que a empresa seja construída próxima ao novo porto facilitando o escoamento dos produtos. Esta e outras sugestões foram muito bem aceita pelos empresários, que ficaram de estudar melhor a questão.
Pólo Moveleiro
Roberto Sobrinho apresentou uma proposta mais ampla para os empresários, que despertou no presidente, Matthew Yip, novas possibilidades de mais negócios, “o meu interesse é montar aqui um grande pólo moveleiro, assim vamos aproveitar as madeiras, as empresas e principalmente valorizar a mão de obra local. Este pólo moveleiro vai possibilitar emprego e geração de renda direta e indireta para nossa população”, defendeu o prefeito.
Este produto final, o móvel fabricado no município, segundo Yip, poderá ser negociado diretamente com empresários chineses que viriam para Porto Velho e tratar diretamente com os produtores sobre valores e condições. Esta iniciativa do prefeito de tornar realidade o pólo moveleiro do município, também trouxe para os empresários a possibilidade de adquirir equipamentos de beneficiamento de madeira com preços menores, já que são fabricados na China e a empresa internacional faria este intercâmbio.
“Gostaria de deixar marcado desde já, uma nova reunião envolvendo a Prefeitura, a Sustainable Forest, a Fiero, os empresários do setor madeireiro e moveleiro de Rondônia e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), para discutirmos todas as propostas e iniciarmos o mais breve possível os empreendimentos”, propôs o prefeito, que contou com o apoio de todos participantes da reunião em agendar a reunião.
Novo Ciclo
O prefeito deixou claro para os empresários que, “durante décadas Rondônia sempre exportou madeira bruta, está na hora de mudarmos este quadro. A minha grande preocupação é agregar valores a esta madeira, ou seja, ao invés da madeira sair do Estado bruta e com um valor baixo; vamos através do pólo moveleiro, transformar esta matéria prima em produtos prontos, com mais valor comercial, ampliando as possibilidades de mercado”, explicou.
Dentro desta linha, Roberto Sobrinho lembrou ainda que, “acabo de ter uma reunião com o BNDES, e recebi o apoio para que os empresários que beneficiam as madeiras possam qualificar a nossa mão de obra e aproveitar este potencial que temos na região, assim um novo ciclo será iniciado em Porto Velho e no Estado”, concluiu o Prefeito.
Fonte: Fabrícius Bariani
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes