Quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 12h33
O Prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho entregou nesta quarta-feira, 21, a estrada da Zona Rural conhecida por Ramal do Brito, distante da Capital, cerca de 150 quilômetros, próxima ao Distrito de Mutum-Paraná. A estrada tem 12 quilômetros de extensão e beneficia diretamente mais de 40 famílias de produtores rurais. As famílias dependem totalmente deste acesso para fazer chegar até suas propriedades e garantir todos os insumos agrícolas, para a produção de alimentos e de animais e ainda para garantir o escoamento da produção. A estrada também favorecerá o trânsito dos ônibus escolares que atendem aos alunos da região nos dois turnos. Outro benefício direto é o acesso que foi facilitado para que as Centrais Elétricas do Estado de Rondônia (Ceron) implante o Programa do Governo Federal, Luz Para Todos.
A nova estrada foi aberta pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), através da Coordenadoria Municipal de Estradas Rurais, que utilizou cerca de mil caminhões de cascalho, terraplanagem, limpeza das marginais e construção de pontes. “Esta é mais uma importante ação que trazemos para a zona Rural do nosso município. Cada um de vocês é um verdadeiro herói por resistir a anos, sem condição alguma de acesso até a propriedade de vocês para plantar e produzir o que consumimos em nossas mesas lá na cidade”, destacou o prefeito durante o encontro com as famílias de agricultores.
Roberto Sobrinho também apontou a importância da nova estrada para manter os filhos dos agricultores na área rural, junto das famílias. “O lugar dos filhos de vocês é junto da família, trabalhando unidos, crescendo e dominando as técnicas de produção rural, sem agredir ao meio-ambiente, e claro, gerando mais lucros. Por isto estamos investindo cada vez mais em educação e saúde na zona Rural. Os filhos de vocês têm os mesmos direitos dos filhos das famílias que moram na cidade e vamos continuar a investir aqui com futuras ações para garantir que o conforto e a qualidade de vida também estejam presentes nas suas propriedades”, disse Roberto Sobrinho.
Festa no Campo
Mais de 150 adultos e dezenas de crianças prestigiaram o evento da prefeitura, que para receber o prefeito e os secretários municipais e demais autoridades preparam uma grande festa, como retribuição ao benefício levado até eles. “Este é um grande sonho que foi realizado. A gente sempre achava que esta estrada nunca seria construída, e finalmente, agora é uma realidade. Antes, para chegar até as nossas terras, tínhamos que carregar as sementes nas costas e depois a produção até a BR para chegar na cidade. Chegamos a dormir várias vezes na beira da estrada, agora isto acabou, em nome de todas as famílias agradeço pela estrada”, falou “Seu Brito”, pioneiro na região, homenageado com o nome da estrada.
Mais Benefícios
As ações diretas da prefeitura na região são levadas principalmente através das secretarias municipais de Obras, de Agricultura e Comércio, de Educação e Saúde. O secretário municipal de Obras, Marcelo Fernandes, destacou o trabalho realizado em parceria com a secretaria de agricultura. “Na verdade era para esta estrada ter sido entregue no ano passado, mas como as chuvas foram muito além do esperado, não pudemos concluir os serviços, que agora, graças à primeira estiagem pudemos trabalhar e concluir a obra”, destacou o secretário de Obras.
O secretário de Agricultura e Comércio, José Wildes, apontou algumas ações que serão executadas imediatamente na região. “O trator da secretaria já está aqui, para começar o trabalho de destocagem das áreas, depois, vamos gradear e espalhar o calcário. No futuro, vamos apresentar outros projetos, incluindo fábrica de polpas de frutas e refrigeração para os produtos que serão comercializados na cidade”, disse. Também serão implantados projetos para a produção de frutos, como abacaxi, maracujá, por exemplo, que serão comercializados com produtores de polpas de frutas.
Pela secretaria de Educação, a secretário Maria de Fátima informou que, “somente desta região, são mais de 40 alunos do 1º ao 5º ano, na parte da manhã, e do 6º ao 9º ano na parte da tarde, que transportamos até a escola municipal na Linha 31 de Março. Já estamos com os recursos garantidos para reformar e ampliar as escolas Olímpia Salvatori, Valdeci Teixeira, e nestes projetos estão previstos ainda laboratórios de informática”, conclui a secretária. Estas ações na educação irão beneficiar alunos das localidades do Ramal do Brito, do Embaúba, do Arrependido, da Linha 31 de Março, Miratinga e região.
O representante da Ceron, José Carlos Carregale, estimou que com a estrada pronta, em até 40 dias deverão entrar os materiais para a implantação do Luz Para Todos, que deverá ser concluído antes do final do ano. Participaram do ato, a vereadora Epifânia Barbosa, o ex-secretário municipal de Obras e Projetos Especiais (Sempre), Israel Xavier, o coordenar de Ações Para a Juventude, Samuel Pessoa, a coordenadora de Estradas Rurais, Regina, a coordenadora municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres, Mara Regina e várias lideranças locais.
Fonte: Fabrícius Bariani
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér