Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito assina protocolo de prevenção a violência sexual contra adolescentes


Com objetivo de disciplinar e estabelecer medidas a serem adotadas pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, Governo do Estado, Prefeitura de Porto Velho, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Rede Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes, com relação à prevenção e repressão à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o atendimento às vítimas e suas famílias de acordo com os dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Orgânica da Assistência Social.
 
As referidas instituições assinaram nesta quarta-feira (11) o 1º Protocolo de Prevenção e Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual  de Crianças e Adolescentes, em encontro realizado na sala de reuniões do Ministério Público. O prefeito Roberto Sobrinho destacou durante a solenidade que "não é todo dia que temos a oportunidade de abordar tema de tamanha relevância social. Sabemos que os dados estatísticos apontam um crescimento importante nos casos de violência sexual contra crianças em todo o país. Dados estatísticos apontam que de janeiro até setembro deste ano, ocorreram em Porto Velho, 170 casos de abusos. Eu tenho a sensação que o número é maior. Lamentavelmente a prefeitura não consegue atender toda a demanda do município, embora tenhamos cinco programas sociais nesta área, atuando concomitantemente. A Secretaria Municipal  de Assistência Social gerencia os programas Plantão Social, Projeto Abrigo, Projeto Acolher, Projeto Molecada e o Programa de Atenção Integral a Família. Me preocupo também com o destino dos abusadores. Será que estão recebendo o castigo merecido? Onde estão, atrás das grades? As leis que punem esta gente é justa? Enfim, a violência sexual tem multifatores causais e muitas vezes conseqüências trágicas durante a vida toda. Nós temos nos esforçado nesta área,  porém faltam recursos, especialmente do Estado", disse o prefeito.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)