Sábado, 24 de julho de 2010 - 16h11
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, assinou na manhã deste sábado a ordem de serviço para a pavimentação das ruas do Assentamento Orientado do bairro Teixeirão. Ao todo, serão 990 metros que serão pavimentados com bloquetes sextavados. Também serão instalados meio fio e calçadas de um metro de largura. A obra vai custar R$ 720 mil, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mais a contrapartida da prefeitura. O assentamento foi implantado em março com o remanejamento de 103 famílias despejadas de uma área da Estrada da Penal que não tinham onde morar. O local está na programação da Caerd e da Eletrobrás Rondônia (antiga Ceron) para a instalação das redes de água e energia elétrica.
Para fazer a pavimentação, os bloquetes já estão sendo fabricados no próprio bairro, com mão de obra local. O início da obra só está dependendo de uma posição da Caerd, que vai instalar uma rede de água no assentamento. “O certo é a gente fazer a pavimentação depois do encanamento, para não executar duas vezes o mesmo serviço, só esperamos que a água não demore muito, porque a prefeitura precisa fazer este trabalho”, explicou o prefeito Roberto Sobrinho.
O Projeto de Assentamento Orientado é uma alternativa que a prefeitura criou para melhorar o acesso à habitação na capital. A prefeitura faz a doação de terrenos titulados para os moradores e se compromete a providenciar os serviços básicos de urbanização. Já o morador fica responsável pela construção da casa. “Trata-se de uma parceria entre o poder público e a comunidade que vem dando bons resultados. Em pouco tempo o morador levanta a sua casa, que geralmente é pequena, e depois vai melhorando aos poucos. É muito mais rápido do que construir uma casa e entregar pronta para a família”, explica o prefeito.
Socialista
Também nesse sábado, o prefeito Roberto Sobrinho fez uma visita ao Assentamento Orientado do bairro Socialista, onde encontrou os moradores envolvidos na construção das casas. Familiares e amigos trabalham juntos para levantar as residências. Uma das regras do Projeto de Assentamento Orientado é que a família beneficiada tem que construir sua residência e morar no local para garantir a posse do terreno.
Os lotes dos assentamentos são destinados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, como é o caso das famílias do Teixeirão, que foram despejadas de uma área na Estrada da Penal. O projeto também beneficia famílias sem teto cadastradas na Secretaria Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária. A prefeitura já implantou três Assentamentos Orientados em Porto Velho – dois no bairro Socialista, incluindo o Ayrton Senna e outro no Teixeirão.
A assinatura da ordem de serviço e a visita aos assentamentos foram acompanhadas pelos vereadores Ramiro Negreiros, Elis Regina e Cláudio da Padaria, pelo secretário municipal de Regularização Fundiária, Ian Cerqueira, e pelo secretário substituto da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, José Augusto Barcelos.
Fonte: Ana Aranda
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)