Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 22h06
A chuva que desabou sobre Porto Velho na tarde desta sexta feira (21), não impediu que o prefeito Roberto Sobrinho visitasse obras realizadas com objetivo de conter os pontos de alagamentos. Na companhia do secretário municipal de Serviços Básicos, Jair Ramires, o prefeito esteve na Rua Uruguai, entre Avenida Rio de Janeiro e Raimundo Cantuária, no bairro Nova Porto Velho, setor Leste da cidade. “Estamos acompanhando os trabalhos nas ruas”, declarou o prefeito.
Roberto Sobrinho explicou que as ações da Semusb fazem parte da Operação Inverno, preparada pela prefeitura. Ela inclui limpeza de canais, desobstrução de redes de drenagens, atenção à malha viária e combate ao mosquito transmissor da dengue, sendo que esta última é realizada pela secretaria municipal de Saúde (Semusa). “Queremos facilitar o máximo o escoamento das águas pluviais. Com isso, diminuimos os alagamentos e impedimos o avanço da dengue em nossa cidade”, declarou.
O secretário Jair Ramires informou que ações semelhantes estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade, onde foram detectados pontos críticos de alagamentos. Ele explicou ao prefeito que a maioria das “bocas de lobo”, se encontram cheias de entulhos e lixos jogados por pessoas da própria comunidade, dificultando o escoamento. Roberto constatou in loco e lamentou. “Já encontramos bocas de lobo totalmente vedadas com cimento”, desabafou o secretário.
Para desobstruir a rede de drenagem, a Semusb utiliza um caminhão com equipamentos especializados, conhecido por “Tatuzão”. Uma patrol faz a raspagem da rua, retirando canos e rampas que também impedem as águas de escoarem. Além das máquinas, trabalhadores utilizam pás e enxadas para retirar entulhos jogados por moradores. Outro problema que contribui para entupir os canos é o fato de muitos moradores jogarem água servida na rede de drenagem. Essas pessoas já foram notificadas pela coordenadoria municipal de Posturas.
O prefeito conversou com os moradores e ouviu vários pedidos. Jair Ramires informou que trabalhos semelhantes serão realizados em todo bairro Nova Porto Velho. O secretário mais uma vez apelou à população para que não jogue lixo na rua e nem tampouco nas “bocas de lobo”, pois esse tipo de conduta só tende a prejudicar toda comunidade.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar