Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prazo para inscrição de mototaxistas não será prorrogado


  
Sem tumulto. Assim foi o primeiro dia de inscrição dos candidatos que pretendem explorar o serviço de mototáxi em Porto Velho. Devido o interesse e a pressão pela regulamentação da profissão, na Semtran (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) a expectativa era de que a procura fosse alta já no primeiro dia, mas o pouco movimento mostrou o contrário. “Acreditamos que a partir desta terça-feira a procura seja maior. Mas desde já orientamos os interessados que não deixe para a última hora. O calendário será cumprido rigorosamente, ou seja, não haverá prorrogação de prazo. O período de inscrição encerra na sexta-feira, dia nove”, disse a secretária Fernando Moreira Da Silva, da Semtran. 

Depois de publicado o Edital com as regras para a escolha das pessoas que terão o direito de explorar o serviço alternativo de transporte de passageiros, foi dado aos interessados o prazo de 30 dias para que pudessem organizar toda a documentação exigida. Na opinião da secretária Fernanda Moreira, os interessados tiveram tempo suficiente para providenciar os documentos e com base nessa informação, e uma dilatação no período de inscrições atrasaria todo o processo de seleção, daí a necessidade do calendário ser cumprido à risca para não atrapalhar o desenvolvimento dos trabalhos. Estão sendo ofertadas pela prefeitura 574 placas e a previsão é de que cerca de duas mil pessoas se inscrevam no processo seletivo.

Senha

O atendimento está sendo feito no prédio da Semtran, das 9h às 17h e a partir desta terça-feira, 06, já prevendo o aumento da procura e também para evitar possíveis tumultos e organizar a fila, a Semtran passará a distribuir senhas. Uma equipe da secretaria também será destacada para orientar os candidatos na fila sobre a documentação. “Junto aos candidatos eles verificarão se não está faltando nenhum documento, antes de ser atendido pelo pessoal responsável em receber os envelopes com a proposta dos interessados. Isso evita que ele perca tempo na fila e tenha como providenciar os documentos que por um acaso estejam faltando”, explicou. 

O envelope com a proposta, após recebido pela comissão de triagem, recebe um adesivo com o número de inscrição que é colado na hora. O envelope é também assinado por um fiscal e o candidato, medida necessária para dar mais transparência ao processo, de acordo com o que informou a secretária Fernanda Moreira. A comissão de triagem é composta por oito membros, quatro representando a Secretaria de Transporte e Trânsito, dois representantes da Câmara Municipal de Porto Velho e dois das entidades que congregam os mototaxistas. Após o recebimento do envelope, a comissão terá 60 dias para concluir o processo de seleção. “Esperamos que esse prazo seja cumprido para não haver atraso”, frisou a secretária. 

Os documentos exigidos são: cópias autenticadas da carteira de motorista, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, histórico da habilitação (fornecido pelo Detran), comprovante de residência, declaração que concorda com o objeto da seleção, atestado de sanidade física e mental, certidão criminal negativa (estadual e federal), certificado de curso de relações humanas, certificado de direção defensiva, declaração que não possui vinculo com emprego público ou privado.

Pontos fixos e Tarifa

Duas pendências faltam ainda ser resolvidas para a implantação definitiva do serviço de mototáxi na cidade de Porto Velho. Uma delas é definir os pontos fixos onde os mototaxistas deverão aguardar pelos passageiros. A secretária adiantou que essas paradas ficarão nos bairros, uma vez que as corridas serão sempre no sentido bairro/Centro, e em locais de grande movimentação. Falta também definir qual será i valor da tarifa que será cobrada. “Resolvendo essas duas questões os candidatos selecionados poderão começar a explorar o serviço. Mas essa decisão será tomada em comum acordo com as partes interessadas”, adiantou a secretária. 

Fonte:  Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)