Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Praça Jonathas Pedrosa concentrará mobilização por eleições limpas


 

Nesta sexta-feira, seis instituições fazem evento conjunto sobre voto consciente

A praça Jonathas Pedrosa, no centro de Porto Velho, é o local escolhido para ter a mobilização do Dia D de Combate à Corrupção Eleitoral e do Dia Nacional das Audiências Públicas. O evento é promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público do Estado, Associação Ministério Público de Rondônia (Ampro), Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero) e Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron). A mobilização junto à população servirá para lembrar aos eleitores que comprar e vender voto é crime.

'Seu voto – não venda, não troque, não negocie.' Essa é a mensagem que será transmitida durante todo o dia na praça Jonathas Pedrosa. “Quando o eleitor troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica a todos, inclusive sua família. Queremos eleições limpas, com candidatos de ficha limpa e voto consciente dos eleitores”, afirma o procurador regional eleitoral Heitor Soares.

A praça Jonathas Pedrosa foi escolhida por ter uma grande movimentação de pessoas e estar localizada no Centro de Porto Velho, na avenida Sete de Setembro, próximo ao banco Bradesco. O TRE disponibilizará urnas eletrônicas para simulação da votação das eleições deste ano.

No interior

O Dia D de Combate à Corrupção Eleitoral e o Dia Nacional das Audiências Públicas também terá eventos no interior de Rondônia. Em Ji-Paraná haverá um ato público no Feirão do Produtor, com pit-stop nas ruas com distribuição de folders, atendimento à população e disponibilização da urna eletrônica para treinamento.

Rolim de Moura fará palestra na sede do Ministério Público às 10h, com a participação do Judiciário e OAB. Os participantes assistirão vídeos e receberão folders da campanha Voto Consciente.

A cidade de Cujubim terá palestra sobre corrupção e compra de votos e exibição de vídeos da campanha. Em Alta Floresta, todas as escolas terão palestras durante o dia. O município de Machadinho D'Oeste terá distribuição de folders nas escolas durante a manhã da sexta-feira.

Em Cacoal haverá uma audiência pública, às 18h30 de sexta-feira, no ginásio de esportes. O público será composto por diretores de escola, empresários, estudantes, professores universitários, acadêmicos, entre outros.

 A Promotoria Eleitoral em São Francisco do Guaporé realizará exibição de vídeo da campanha Voto Consciente, uma palestra e distribuição de folders no auditório do Fórum da cidade, a partir de 14h. Também haverá entrega de folders nas escolas e exibição do vídeo em Costa Marques e São Francisco.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)