Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

PRAÇA ALUÍZIO FERREIRA É INAUGURADA



Milhares de pessoas participaram no último final de semana de uma extensa programação cultural que marcou a inauguração da praça Aluízio Ferreira, uma das mais antigas da Capital, construída em 1953, pelo então governador do ex-Território Federal de Rondônia, Jesus Burlemaque Hossana. A reforma da praça faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico de Porto Velho desenvolvido pela administração municipal. 

Nos próximos dez dias, segundo Roberto Sobrinho, a Prefeitura dará início à reforma da praça Marechal Rondon, em parceria com a Ceron, e da praça Getúlio Vargas, com o apoio da Caixa Econômica Federal. 

O prefeito também anunciou a construção de uma praça no bairro Caladinho, com recursos de emenda parlamentar da senadora Fátima Cleide, no valor de R$ 500 mil. A senadora participou da inauguração da Aluízio Ferreira e enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Capital 

A reforma da Aluízio Ferreira custou R$ 431 mil e foi feita em parceria com a Eletronorte. A praça foi remodelada para oferecer um espaço para a realização de eventos culturais, atendendo a uma demanda da Capital. “A cidade precisava de um espaço para a apresentação dos nossos grupos folclóricos e outras manifestações artísticas”, disse o prefeito Roberto Sobrinho. 

Durante a inauguração, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Gadelha, enfatizou o trabalho realizado junto aos participantes da Feira de Porto Velho, que vendem artesanato, comidas típicas e outros produtos regionais na Aluízio Ferreira. “As barraquinhas foram padronizadas e os feirantes receberam treinamento sobre padrões legais de higiene alimentar, num esforço feito pela Prefeitura para fomentar a geração de emprego e renda na Capital”, segundo o secretário. 

Roberto Sobrinho informou que vai adaptar o espaço cedido pelo governo do Estado, localizado ao lado do ginásio Cláudio Coutinho, para as barraquinhas de alimentação localizadas na avenida Pinheiro Machado, ao lado da praça. “Por uma questão de segurança, estamos providenciando outro espaço para que estas pessoas não fiquem sem uma alternativa econômica”, disse ele. 

De acordo com Roberto Sobrinho, atendendo ao projeto de revitalização do Centro Histórico, a Prefeitura já fez a recuperação da praça das Caixas d`Água ( em parceria com a empresa Furnas) e da Jonathas Pedrosa (Clube de Dirigentes Lojistas). 

Milhares de pessoas participaram no sábado da inauguração da praça Aluízio Ferreira. Também prestigiaram o evento, Fernando Bastos, representando a gerência regional da Eletronorte, os vereadores Mário Jorge, Assis Raupp, Juarez Taques, Marinho Melo e José Wildes, e os secretários municipais Émerson Castro, de Esportes; Epifânia Barbosa, da Educação; Israel Xavier, Planejamento; Sid Orleans, Saúde; Jair Ramirez, Serviços Básicos e Mirian Saldaña, chefe de Gabinete.

Centro histórico

Além das praças, o projeto de revitalização do Centro Histórico inclui a construção de um mirante na avenida Farqhuar, na frente da Vila do Ferrroviário, com início previsto para os próximos dias. O mais antigo mercado da Capital já está sendo reconstruído e a reforma do mercado central está em andamento. Também já foi iniciada a reforma dos galpões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Na mesma região do núcleo urbano mais antigo de Porto Velho, nos próximos dias será entregue o Shopping Popular, destinado para o trabalho dos camelôs. 

Mais Sobre Política

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di