Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Povo Suruí elege parlamento para administrar aldeias



As 24 aldeias da TI 7 de setembro elegeram o primeiro parlamento nacional. Uma assembléia “do povo Paiter”, como eles se denominam, será integrada pelos labiway-ey – que significa líderes, na língua tupi Mondé.

Indígenas a partir de 13 anos puderam votar e escolheram como seus representantes: Joaton, Manoel, Pedro, Pamadeli, Rafael, Chicoepab, Itabira, Tomé, Julio e Mariana a única mulher.

A eleição dos labiway-ey foi programada durante um congresso do povo Paiter Suruí realizado em novembro passado, do dia 10 a 12, na aldeia Lapetanha, para “discutir a política interna do Povo”, tendo como modelo a organização política dos não índios. Além de decidirem criar o Parlamento Paiter, para eleger seus novos representantes, os indígenas, foram convocados pelo Conselho dos Mais Velhos, composto por todos os clãs dos Paiter (Gameb, Kaban, Makor e Gamir), a referendar como labiway-e-saga (Chefe Maior do Povo) o tradicional líder Almir Narayamoga Surui.

Os Paiter Suruí decidiram adaptar sua “política tradicional” introduzindo características eleitorais que aprenderam dos não índios e para isso contam com o apoio da Associação de defesa etnoambiental Kanindé. A iniciativa é “para que o povo pudesse refletir sobre o processo de funcionamento da política, e a assim construir uma forma de melhoria (do convívio democrático) para o povo”, complementa Almir Suruí.

Eles dizem que após o contato com os não índios, os Paiter perceberam a importância de conhecer a forma de funcionamento da política “como parte da realidade do Povo”, “e é necessário para os índios hoje ter conhecimento das duas formas de política”, “a tradicional (da tribo) e a política dos não-índios.

O desenvolvimento da consciência política dos Paiter Suruí é atribuído às atividades da “Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí” para defesa e preservação do patrimônio cultural, ambiental, social e econômico da tribo, e tendo como meta construir e fortalecer sua autonomia na gestão sustentável do seu território.

Fonte: www.kaninde.org.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)