Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Posto de saúde de Calama será transferido para o centro da cidade


  

 
Para facilitar a vida dos moradores do Distrito de Calama, distante 180 quilômetro da zona urbana de Porto Velho, na área ribeirinha, o prefeito Roberto Sobrinho, durante a Tenda da Cidadania, realizada no último sábado na localidade, decidiu transferir o posto de saúde, que fica a mais de um quilômetro do centro do distrito para o prédio onde funciona o setor administrativo do Núcleo de Ensino da Semed, na área central.

A decisão foi elogiada pelos moradores, que tinham dificuldades de se deslocarem até o posto por conta da distância e do difícil acesso. Além de pontes, as pessoas precisam subir em média 60 degraus e mais uma ladeira para chegarem até a unidade de saúde, construída na época do governador Jerônimo Santana. Com a mudança, o Núcleo passa a funcionar no prédio onde funciona o posto. Dentro dos próximos dias serão acertados os detalhes entre as secretarias (Semed e Semusa) para que seja feita a transferência.

O prefeito anunciou ainda a instalação de um reforço na caixa d´água, construída em 2007 pela Prefeitura e que até agora não pode ser usada por apresentar problemas em sua estrutura. A caixa tem capacidade para 36 mil litros e vai atender uma média de 700 pessoas com abastecimento. A reforma deve ficar pronta dentro de 45 dias.

A quadra de esportes, outra obra da Prefeitura, construída em 2006, ficará sob a responsabilidade da administração da escola Ana Adelaide, que receberá recursos da Semed, através de assinatura de convênio, para sua manutenção.

Escola
A escola Ana Adelaide também está passando por reforma e ampliação. Estão sendo construídas duas salas de aula, mais um bloco de banheiro, refeitório, ampliação da cozinha e sala administrativa. São atendidos 190 alunos do ensino fundamental. A Prefeitura mantém ainda 10 escolas no setor rural de Calama.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)