Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho terá Casa Abrigo em 2009


 

A Prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para  as Mulheres, vai consolidar em 2009 o programa de acolhimento às mulheres vítimas da violência, com a construção da Casa Abrigo, que já está em andamento. “Localizada em um endereço que será mantido no anonimato, a Casa vai abrigar mulheres vítimas da violência doméstica que não têm como voltar para casa e precisam refazer suas vidas”, explica a coordenadora Mara Regina Araújo. Outra novidade para 2009 é a construção de uma casa de tratamento para mulheres dependentes de substâncias entorpecentes em Porto Velho, através de uma parceria entre a Casa Família Rosetta e a municipalidade, com o empenho pessoal da primeira dama, Lucilene Peixoto, e do prefeito Roberto Sobrinho, que estiveram na Itália em 2007, para fechar a parceria na sede da instituição Família Roseta.

Em 2008, a prefeitura inaugurou o Centro de Referência para as Mulheres Vítimas da Violência, Sonho de Liberdade, onde elas encontram orientação social, psicológica e jurídica, além de oportunidades de qualificação profissional. Neste ano, o órgão promoveu dois cursos para formação de camareiras para beneficiárias do órgão. “O Centro busca promover a cidadania, o resgate da auto-estima e a reestruturação física destas mulheres”, explica Mara Regina.

A Coordenadoria e o Centro de Referência Sonho de Liberdade vão desenvolver um trabalho para a criação da rede de enfrentamento,  com orientação para os funcionários que atuam diretamente com o público feminino - como é o caso dos órgãos de justiça e de saúde - para reconhecer as ocorrências de violência doméstica, apoiar as suas vítimas e fazer os encaminhamentos necessários. Em 2009, serão investidos R$ 100 mil, de uma emenda parlamentar da senadora Fátima Cleide,  para fortalecer este trabalho, segundo Mara Regina.

“Outra atuação importante da Coordenadoria é a promoção de um campanha permanente de  conscientização das mulheres, para que saibam reconhecer e enfrentar a violência. O ponto alto deste trabalho, neste ano, foi a presença de Maria da Penha em um seminário promovido em Porto Velho. Ela empresta seu nome para a Lei número 11.340, que endureceu as leis contra os autores da violência doméstica.

A Coordenadoria também atua para qualificação profissional. Em 2009 foram capacitadas 103 mulheres para trabalhar com saúde infantil, zeladoria e gastronomia, através de convênio assinado com o Instituto Cooperforte  (Cooperativa dos Funcionários do Banco do Brasil) e o Senac. No ano que vem serão promovidos outros cursos, garante a coordenadora Mara Regina.

Também em 2009, a Coordenadoria contará com R$ 100 mil, proveniente de Emenda Parlamentar do deputado Eduardo Valverde, para  estratégias e fortalecimento da autonomia econômica das mulheres.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)