Terça-feira, 16 de março de 2010 - 12h00
Promover uma maior integração entre os Núcleos de Inteligência da Polícia rondoniense, conhecimentos de inovações tecnológicas a serviço da inteligência e combate ao crime organizado, são alguns dos objetivos do II Encontro dos Núcleos Integrados de Inteligência do Estado de Rondônia promovido pela Gerência de Estratégia e Inteligência - GEI que está sendo realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho em Porto Velho, até a sexta-feira. Participam do evento, policiais civis, militares, integrantes de Inteligência e dos Grupos de Investigações a serviço do Estado. A abertura do evento foi hoje, 16, pelo Secretário de Segurança do Estado, tenente coronel PM Sena.
Os investimentos feitos pelo governo do Estado na área de inteligência tem nos dado resultados positivos, disse o tenente coronel Sena, na abertura do evento. Foram mais de R$ 4 milhões em equipamentos que auxiliam os policiais em diversas etapas de seus trabalhos em defesa de nossa sociedade.
O governo do Estado estuda a possibilidade para aquisição de um Vant – Veículo Aéreo não Tripulado. É uma das mais modernas alternativas para preservar a vida dos policiais na guerra contra o tráfico e ações de depredação da Amazônia.
Para Evilásio Sena, o aperfeiçoamento do homem acompanhando as novas tecnologias traz uma satisfação maior para a população que ver a queda e prisão de criminosos.
O diretor geral da Polícia Civil, delegado Moriô Ikegawa, que participou do evento, observou que o agrupamento de informações é importante para do trabalho policial. Os órgãos de inteligência seja do Estado, do governo federal através de suas policiais e forças armadas, na união de esforços obtém êxitos significativos para preservar o direito do cidadão.
Palestras
O gerente de Estratégia e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado André Fagundes, disse que os temas abordados são atuais, feitos por palestrantes que detém um vasto conhecimento na área de Inteligência em nível nacional e internacional.
Inteligência Financeira, foi o tema da palestra do doutor Geovaldri Laitartt, coordenador de Inteligência da SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Carlos Renato Xavier de Resende, da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros do Departamento de Polícia Federal. Para falar sobre Inteligência e Estratégia, foi palestrante o professor, mestre, doutor em Direito, Denilson Feitoza, Coordenador de Inteligência da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais.
O promotor de Justiça Shalimar Cristina, do Ministério Público de Rondônia, ministra a palestra sobre Inteceptação Ambiental. Sobre as inovações tecnológicas será palestrante Aldelir J. Schuler Júnior, instrutor técnico da Digitro Tecnologia Ltda. Na área Financeira e Bancária, será palestrante nesta quarta-feira, Carlos Renato Xavier de Resende, da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal.
Para falar sobre a Abin – Agência Brasileira de Inteligência, será palestrante o tenente aviador Sávio, na quinta-feira e encerrando o evento, na sexta-feira, será ministrado o Curso de GPS, pelo perito Criminal Fábio Soares Folly.
Fonte: Lenilson Guedes
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)