Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 12h48
Prefeitura fará uma grande cruzada pela limpeza das ruas, praças e calçadas
A partir desta segunda-feira (26) a prefeitura da Capital põe nas ruas uma equipe de fiscais que enfrentará um dos maiores desafios da administração municipal: tornar a cidade limpa, com as ruas, calçadas e praças livres de vendedores ambulantes e das bancas montadas pelos próprios comerciantes formais, de modo a garantir esses espaços para o deslocamento dos pedestres.
Na manhã desta sexta-feira (23), numa reunião na Secretaria de Serviços Básicos (Semusb), o prefeito em exercício, Emerson Castro, orientou a equipe de fiscais, composta de servidores da Fazenda, da Saúde, da Vigilância Sanitária e do Meio Ambiente, sobre os procedimentos a serem adotados por meio do Programa Porto Velho Limpa.
Além de se destinar a desobstruir ruas, calçadas e praças ocupadas pelo comércio formal e informal, o programa tem o propósito de mudar maus hábitos e costumes, como o despejo de água servida nas ruas principalmente no caso de restaurantes e lanchonetes , e atacar, sobretudo, o que parece ser um problema crônico em Porto Velho: o despejo de lixo nas ruas.
Por meio do programa também serão fiscalizadas as calçadas, que deverão ser padronizadas, e o acúmulo de materiais como areia, cascalho, pedras e outros em frente a construções em andamento. A ordem é fiscalizar até mesmo as obras da prefeitura. As empresas por nós contratadas, por meio de licitação, precisam dar o exemplo, cobrou.
De acordo com o secretário de Serviços Básicos, Jair Ramires, é preciso despertar nos moradores o sentimento de amor pela cidade. A quem se ama se dá flores, não lixo. Vamos vestir a camisa da cidade. Não é a camisa do secretário ou do prefeito, mas a de Porto Velho, cobrou.
Postura
O prefeito em exercício, Emerson Castro, explicou que o programa inclui ainda, além das ações de fiscalização, a modernização do Código de Postura e do Código de Obras do município. O Código de Postura existente, elaborado no início dos anos 70, não previa este surto de crescimento pelo qual estamos passando, observou.
Emerson reafirmou que o programa não é contra os camelôs. A prefeitura não tem interesse em apreender mercadoria de ninguém, pelo contrário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), vamos ajudar a encontrar alternativas para os camelôs. O que não vamos admitir é a ocupação de ruas, calçadas e praças pelo comércio informal.
A Prefeitura está divulgando dois números de ligação gratuita, para informações sobre o programa: 0800 647 0009, da Vigilância Sanitária e 0800 647 1391, da Semusb.
Fonte: Ascom
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M
Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara
Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest