Quarta-feira, 4 de novembro de 2009 - 19h27
Mais uma vez, o Porto Organizado de Porto Velho (POPV) comemora números positivos na exportação e movimentação de cargas. De acordo com José Marcondes Cerrutti, diretor-presidente do POPV, todos os anos o Porto vem batendo o recorde anual de Transação de Produtos para exportação e importação. Cerrutti disse que em 2008, foram exportadas 2,6 milhões de toneladas de produtos, mas que em 2009, a previsão é que sejam enviadas para fora de Rondônia, pouco mais de 3 milhões de toneladas. Os índices representam parte da capacidade do POPV, que é de 5 milhões de toneladas.
“Estes números são a prova do trabalho que o Porto vem realizando juntamente com o Governo do Estado. A intenção é chegar próximo da capacidade máxima. Assim, quem ganha é a economia de Rondônia com novas alternativas de crescimento de renda, além do aumento da arrecadação de impostos”, afirmou o diretor-presidente do POPV.
Com os números positivos, Cerrutti aproveitou para dar uma boa notícia aos empresários e setores que utilizam o Porto Organizado de Porto Velho. “Existe um projeto que vai mudar o POPV, que está em análise pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e o Ministério dos Transportes. O que falta são a escolha de um dos três possíveis lugares e, em seguida, os estudos de impacto ambiental, necessário para as obras. Mas acredito que, em no máximo dois meses, isto esteja resolvido”.
Mais números
Atualmente, existem cinco tipos de produtos mais transportados no Porto Organizado de Porto Velho: soja, milho, madeira, açúcar e carnes (bovina e de aves). Também há a importação de produtos, sendo o principal deles, adubo para agricultura.
Outro destaque para os serviços do porto são os veículos, transportados principalmente para Manaus e Belém. “É mais viável para as grandes montadoras trazer os veículos até Porto Velho e envia-los via rio Madeira para estas capitais. É fato que em alguns casos, o transporte fluvial é 40% mais barato do que o terrestre”, afirmou o diretor-presidente do POPV.
Estrutura
O Porto Organizado de Porto Velho conta com uma estrutura de 11 atracadouros para balsas. Um barco-rebocador do POPV, utilizado para a movimentação das embarcações, pode manobrar 12 balsas de 2 mil toneladas de uma só vez. “Com este tipo de estrutura é possível ganharmos em economia, já que a embarcação utiliza a mesma quantidade de combustível do uma carreta, só que com mais potencial de transporte”, disse José Marcondes.
Futuro
Marcondes destaca que todos os anos o faturamento do Porto Organizado de Porto Velho cresce até 30%, mas que, futuramente, com trabalho e esforço do Governo do Estado, este índice pode crescer ainda mais. “Com as mudanças que estamos fazendo e vamos fazer para o futuro, já entramos em negociação com os consórcios construtores das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau para transportar grandes equipamentos como geradores, comportas e turbinas. Também estamos conversando com empresários para importar e exportar madeira e castanha da Bolívia. Espero que os entraves burocráticos com a Receita Federal estejam resolvidos em breve, para que possamos colocar em prática estes novos horizontes econômicos para Rondônia”, finalizou Cerrutti.
Fonte: Decom
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér