Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 - 11h41
No próximo dia 24 de outubro, o IBGE encerra os trabalhos de recenseamento no município de Ji-Paraná. Hoje o levantamento pelos recenseadores é de 34.639 domicílios, com uma população de 113.201 habitantes.
Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, Washington Roberto Nascimento, esses números não estão maior porque uma infinidade de imóveis que estão fechados e ainda não foi recenseado, está causando um sério problema tanto para os recenseadores do IBGE, quanto para o município, que é o maior prejudicado, primeiro pela questão de número de habitantes. Com essa quantidade de população, o município ficará na mesma faixa do coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é de 3,2, e se for recenseadas os imóveis que estão fechados e o município superar a população de 115.500 habitantes, o coeficiente de repasse do FPM sairá dos 3,2, e irá para 3,4, o que poderá ter um aumento substancial nos repasses do FPM para Ji-Paraná.
Segundo Secretário de Fazenda, se conseguir recensear essas casas que estão faltando, à saúde também terá um aumento no seu repasse para o Piso Assistência Básica e Saúde (PAB), que hoje é pago em media por cidadão R$1,46 ao mês.
Por esse motivo foi realizado uma reunião na última quarta-feira (13) na sede do IBGE, com a presença do Gerente Regional do IBGE Joaquim Lopes Lamego, do Técnico em Estatística do IBGE Danilo Abreu, o Secretário Municipal de Fazenda Washinton Roberto Nascimento, Gerente de Arrecadação Epaminondas Macedo e o Coordenador do PSF da Secretária Municipal de Saúde, com intuito de buscar uma alternativa visando convocar os cidadãos que ainda faltam serem recenseados.
A alternativa encontrada pelos membros do IBGE e da Prefeitura de Ji-Paraná foi disponibilizar a toda a sociedade o telefone 3421-9744, para que o cidadão que ainda não foi recenseado agende com o IBGE um recenseador para ir a sua residência no momento em que o cidadão possa atender.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)