Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 - 11h41
No próximo dia 24 de outubro, o IBGE encerra os trabalhos de recenseamento no município de Ji-Paraná. Hoje o levantamento pelos recenseadores é de 34.639 domicílios, com uma população de 113.201 habitantes.
Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, Washington Roberto Nascimento, esses números não estão maior porque uma infinidade de imóveis que estão fechados e ainda não foi recenseado, está causando um sério problema tanto para os recenseadores do IBGE, quanto para o município, que é o maior prejudicado, primeiro pela questão de número de habitantes. Com essa quantidade de população, o município ficará na mesma faixa do coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é de 3,2, e se for recenseadas os imóveis que estão fechados e o município superar a população de 115.500 habitantes, o coeficiente de repasse do FPM sairá dos 3,2, e irá para 3,4, o que poderá ter um aumento substancial nos repasses do FPM para Ji-Paraná.
Segundo Secretário de Fazenda, se conseguir recensear essas casas que estão faltando, à saúde também terá um aumento no seu repasse para o Piso Assistência Básica e Saúde (PAB), que hoje é pago em media por cidadão R$1,46 ao mês.
Por esse motivo foi realizado uma reunião na última quarta-feira (13) na sede do IBGE, com a presença do Gerente Regional do IBGE Joaquim Lopes Lamego, do Técnico em Estatística do IBGE Danilo Abreu, o Secretário Municipal de Fazenda Washinton Roberto Nascimento, Gerente de Arrecadação Epaminondas Macedo e o Coordenador do PSF da Secretária Municipal de Saúde, com intuito de buscar uma alternativa visando convocar os cidadãos que ainda faltam serem recenseados.
A alternativa encontrada pelos membros do IBGE e da Prefeitura de Ji-Paraná foi disponibilizar a toda a sociedade o telefone 3421-9744, para que o cidadão que ainda não foi recenseado agende com o IBGE um recenseador para ir a sua residência no momento em que o cidadão possa atender.
Fonte: Ascom
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)