Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

População poderá marcar visita dos recenseadores do IBGE por telefone



No próximo dia 24 de outubro, o IBGE encerra os trabalhos de recenseamento no município de Ji-Paraná. Hoje o levantamento pelos recenseadores é de 34.639 domicílios, com uma população de 113.201 habitantes.

Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, Washington Roberto Nascimento, esses números não estão maior porque uma infinidade de imóveis que estão fechados e ainda não foi recenseado, está causando um sério problema tanto para os recenseadores do IBGE, quanto para o município, que é o maior prejudicado, primeiro pela questão de número de habitantes. Com essa quantidade de população, o município ficará na mesma faixa do coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é de 3,2, e se for recenseadas os imóveis que estão fechados e o município superar a população de 115.500 habitantes, o coeficiente de repasse do FPM sairá dos 3,2, e irá para 3,4, o que poderá ter um aumento substancial nos repasses do FPM para Ji-Paraná.

Segundo Secretário de Fazenda, se conseguir recensear essas casas que estão faltando, à saúde também terá um aumento no seu repasse para o Piso Assistência Básica e Saúde (PAB), que hoje é pago em media por cidadão R$1,46 ao mês.

Por esse motivo foi realizado uma reunião na última quarta-feira (13) na sede do IBGE, com a presença do Gerente Regional do IBGE Joaquim Lopes Lamego, do Técnico em Estatística do IBGE Danilo Abreu, o Secretário Municipal de Fazenda Washinton Roberto Nascimento, Gerente de Arrecadação Epaminondas Macedo e o Coordenador do PSF da Secretária Municipal de Saúde, com intuito de buscar uma alternativa visando convocar os cidadãos que ainda faltam serem recenseados.

A alternativa encontrada pelos membros do IBGE e da Prefeitura de Ji-Paraná foi disponibilizar a toda a sociedade o telefone 3421-9744, para que o cidadão que ainda não foi recenseado agende com o IBGE um recenseador para ir a sua residência no momento em que o cidadão possa atender.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)