Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ponte do Madeira causa transtorno e revolta comunidade na Capital



Comunidade do bairro da Balsa indignada com proposta de desapropriação feita pelo DNIT


A comunidade do bairro da Balsa fechou, na manhã desta terça-feira (15), parte da Avenida dos Imigrantes (BR-319) para chamar a atenção das autoridades para o descaso do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte Terrestre (Dnit) e protestar contra a construção da ponte do Rio Madeira naquele local e a desapropriação das residências que, segundo a presidente da Associação de Moradores, Francisca Queiroz Viana, está em desacordo com a proposta Ponte do Madeira causa transtorno e revolta comunidade na Capital - Gente de Opiniãoda comunidade.

Ao todo, 157 famílias estão sendo ameaçadas pela desapropriação proposta pelo Denit.

A mobilização, que demorou seis horas, foi apoiada ainda pelo presidente da Associação Comercial de Rondônia, Vanderlei Oriane. “Essa ponte deve ser construída mais abaixo no rio Madeira, para que não comprometa o trânsito da Capital. A necessidade da mudança se comprova nos inúmeros acidentes ocorridos na Avenida Jorge Teixeira”, disse Oriane, numa alusão aos inúmeros acidentes com morte, como ocorreu recentemente quando um motorista de carreta morreu esmagado em uma colisão no cruzamento com a Amazonas.

Segundo o presidente da Associação Comercial, com a construção da ponte no local planejado pelo DNIT, o caos no trânsito na Jorge Teixeira e Imigrantes só irá aumentar, com os reflexos negativos para toda a cidade.

Liderança religiosa e espiritual, o padre Genésio Pereira da Silva, pároco na comunidade e uma das lideranças em prol de uma indenização mais justa, se diz indignado com a proposta apresentada pelo Denit. Segundo ele, as indenizações são injustas. “Não correspondem à realidade imobiliária e social do bairro”, avalia.

Encabeçados pelo deputado estadual Jesualdo Pires, um grupo de vereadores esteve na comunidade durante a movimentação do povo e declarou apoio às reivindicações da comunidade. O vereador Cláudio da Padaria, disse que a Câmara Municipal continuará unindo forças para que o representante nacional do Denit se reúna com as lideranças da comunidade. Ao todo, foram realizadas cinco reuniões e quatro audiências públicas. “Em nenhuma delas o Denit se fez presente”, ressaltou o vereador.

O deputado federal Mauro Nazif, que também se manifestou em favor da comunidade classificou como injustos os termos apresentado pelo Denit.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)