Quarta-feira, 1 de setembro de 2010 - 11h44
Conhecedor da região da Ponta do Abunã, que engloba os distritos de Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, deste a época em que foi delegado da Polícia Civil naquela região, o candidato a deputado federal João do Vale Neto, do PSDB, falou ontem da situação crítica em que se encontra a região, incluindo o vizinho estado do Acre, por conta do encalhe da balsa, causado pela seca do rio Abunã.
Segundo João do Vale, a estiagem é um problema sério, causador da baixa do nível do rio, mas a situação deveria ser amena, se órgãos responsáveis pela navegação do rio, organizassem melhor a sinalização do local. “Não temos sinalização adequada nos rios da nossa região. Se o Abunã fosse sinalizado, muitos acidentes e encalhes não ocorreriam”, disse.
Outra questão crucial é quanto à falta da ponte na região. “Há muito o Governo Federal se comprometeu em construir tal ponte, mas até agora nada. É difícil acreditar que uma região rica como aquela ainda tem que depender de uma travessia feita numa balsa para poder ter ligação com o resto do País”, defendeu.
Plebiscito
Sobre a região de Ponta do Abunã, João do Vale também lembrou da questão do plebiscito para a escolha se a localidade viraria ou não município, o que a maioria dos eleitores do município de Porto Velho concordou nas urnas que sim. João do Vale foi um dos integrantes da comissão pró Sim. Ele garante que como deputado federal vai lutar para que a lei complementar seja aprovada na Câmara Federal. “Agora resta a Câmara aprovar ou não. Como deputado federal, vou lutar com todas minhas forças para aprovar de vez a lei complementar”, finalizou.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)