Sexta-feira, 15 de abril de 2011 - 17h49
Os pólos produtivos do Estado, a exemplo do de confecções, cerâmica e fábricas em Pimenta Bueno; o madeireiro e piscicultor, na região de Ariquemes; o leiteiro, na região central e o de produção de grãos no Cone Sul serão mapeados pelo governo estadual. Para isso, o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia, coordenado pela Secretaria estadual do Planejamento (Seplan), realizou, durante esta semana, uma oficina com o objetivo de elaborar a proposta de mapeamento dos Arranjos Produtivos existentes.
O fórum foi conduzido pela engenheira florestal e coordenadora do núcleo, através da gerência de Desenvolvimento de Políticas Públicas, da SEPLAN, Celí Arruda, nas dependências do Sebrae.
A oficina foi aberta pelo secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade, que ressaltou a importância do projeto e a disposição da equipe em acompanhar todo o processo na criação das condições de incentivo aos produtores locais, fortalecendo a economia regional.
Durante a oficina, foi apresentado um quadro de identificação das atividades econômicas existente no Estado, dividido em setores e regiões, o qual foi inserido novos dados, a partir das informações propostas por cada instituição participante. Em seguida, foram criados grupos de trabalhos, que ficaram responsáveis pelo mapeamento de cada atividade.
A metodologia adotada para a realização do mapa incluirá um levantamento de dados secundários, junto às instituições de pesquisa e prefeituras, além da visita dos técnicos aos municípios.
Participaram do evento, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Sebrae, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).
Fonte: Decom
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e