Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Polos produtivos são mapeados pelo governo rondoniense


  
Os pólos produtivos do Estado, a exemplo do de confecções, cerâmica e fábricas em Pimenta Bueno; o madeireiro e piscicultor, na região de Ariquemes; o leiteiro, na região central e o de produção de grãos no Cone Sul serão mapeados pelo governo estadual. Para isso, o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia, coordenado pela Secretaria estadual do Planejamento (Seplan), realizou, durante esta semana, uma oficina com o objetivo de elaborar a proposta de mapeamento dos Arranjos Produtivos existentes.

O fórum foi conduzido pela engenheira florestal e coordenadora do núcleo, através da gerência de Desenvolvimento de Políticas Públicas, da SEPLAN, Celí Arruda, nas dependências do Sebrae.

A oficina foi aberta pelo secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade, que ressaltou a importância do projeto e a disposição da equipe em acompanhar todo o processo na criação das condições de incentivo aos produtores locais, fortalecendo a economia regional.

Durante a oficina, foi apresentado um quadro de identificação das atividades econômicas existente no Estado, dividido em setores e regiões, o qual foi inserido novos dados, a partir das informações propostas por cada instituição participante. Em seguida, foram criados grupos de trabalhos, que ficaram responsáveis pelo mapeamento de cada atividade.

A metodologia adotada para a realização do mapa incluirá um levantamento de dados secundários, junto às instituições de pesquisa e prefeituras, além da visita dos técnicos aos municípios.

Participaram do evento, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Sebrae, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)