Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política Sindical

Rondônia: Chapa 12 Somos todos CRP defende a permanência dos Conselhos profissionais de classe


Rondônia: Chapa 12 Somos todos CRP defende a permanência dos Conselhos profissionais de classe - Gente de Opinião

A Proposta de Emenda à Constituição 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos de profissões regulamentadas, promove mudanças no modelo institucional dessas entidades, atualmente constituídas sob a forma de autarquias especiais, consoante definição do Supremo Tribunal Federal (STF).

A regulamentação de determinadas profissões se justifica quando o interesse público assim o exige em razão dos riscos para a sociedade inerentes à atividade. A regulamentação profissional e a criação dos respectivos órgãos fiscalizadores buscam, portanto, a prevalência do interesse público, criando mais que direitos, mas deveres sociais de proteção à coletividade.

A candidata da Chapa 12 Somos todos CRP, à Presidência do Conselho Regional de Psicologia 24, Mercedes Araújo Gurgel explica que não conseguiu assimilar e aceitar a proposta do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que tira a obrigatoriedade de inscrição nos Conselhos de forma pacífica, porque foge a sua compreensão a justificativa ou finalidade.

“Cada Conselho existe para servir à sociedade ao oferecer a melhor garantia de serviços de qualidade ética e técnica, fiscalizando e disciplinando o exercício profissional, não percebo a lógica da Proposta 108/2019. Aliás, convém lembrar, que os conselhos seguem sim todos os ritos da administração pública, suas compras são feitas conforme a lei 8.666 e as prestações de contas devem estar no portal da transparência e encaminhadas ao TCU”, disse.

Mercedes defende que a fiscalização e regulamentação das profissões, enquanto dever do Estado, gera uma sobrecarga, pois inclui a formação e a prática profissional. Como tal exercício exige conhecimento técnico, que órgãos estão suficientemente equipados para tal? O ministério da Educação assume o aspecto da formação e capacitação o que já é um enorme desafio. Os Conselhos de classe vêm somar, ao partilhar a missão de proteger e defender a sociedade.

A psicóloga lembra que a ausência dos mecanismos de fiscalização dos Conselhos de classe, num primeiro momento, certamente deixa a sociedade desamparada. “Como vamos proteger os cidadãos e a sociedade dos crimes cometidos por falsos profissionais, ou incompetentes e antiéticos? Os processos e denúncias dentro de nosso Conselho Profissionais segue o mesmo rito quando respeita o Código de Ética e Procedimento Disciplinar, porém em ritmo diferente da justiça comum justamente por conta do reduzido volume que representam”, argumenta.

Um dos questionamentos que a PEC 108/2019 não responde, é que não existindo fiscalização ou julgamento técnico de caráter ético-disciplinar, quem ficaria responsável por essas funções? Em seu ponto de vista, Mercedes enfatiza que somente um profissional capacitado técnica e eticamente será capaz de exercer o ofício de fiscal da profissão.

Segundo o candidato a vice-presidente da Chapa 12, Cleibson André Torres, a PEC é um retrocesso, sendo essa a primeira e lamentável impressão que passa esta Proposta. A mídia noticiou que os Conselhos Federais de Medicina, Psicologia e a OAB já se manifestaram contra a PEC 108/2019, considerando a ausência do necessário diálogo com as entidades classistas de modo a compreender suas principais funções.

Em nome da Chapa 12 Somos todos CRP, Mercedes e Cleibson reiteram o engajamento à defesa da Psicologia, ciência e profissão que representa, aderindo a manifestação do Conselho Federal de Psicologia, neste primeiro momento, se posicionando contra a PEC 108/2019, na forma como está apresentada.

Seguindo a proposta de aproximação dos profissionais de Psicologia nos dois Estados, a Chapa 12 participa, neste sábado, 27, às 9 da manhã, de debate com a Chapa concorrente ao Conselho Regional de Psicologia 24, no auditório do Sindisef, em Porto Velho.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente do SINTRAER afirma que PCCR de servidores do IPEM aguarda apenas aval do Governo do Estado

Presidente do SINTRAER afirma que PCCR de servidores do IPEM aguarda apenas aval do Governo do Estado

O presidente do Sindicato dos trabalhadores no Poder Executivo do Estado de Rondônia (SINTRAER), David Mariano, destacou nesta terça-feira os avanço

Vice Presidente do SINSEMPRO participa da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa

Vice Presidente do SINSEMPRO participa da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa

Mais de 20 mil servidores públicos de todo o Brasil se reuniu na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa em Brasília para protestar contra a

Eleições no Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia

Eleições no Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia

Nesta quinta-feira, 7 de agosto, os filiados do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia (SINSEMPRO), irão escolher a nova diretor

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia escolhe nova Diretoria

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia escolhe nova Diretoria

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia (SINSEMPRO) realizará eleições para escolher sua nova diretoria para o triêni

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)