Sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 16h59
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) está iniciando nesta semana o sistema eletrônico de agendamento de consultas, que faz parte da informatização geral do sistema dos serviços de saúde que passam, a partir de agora, a funcionar integrados.
Através do novo sistema, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), ao chegar em qualquer unidade da rede estadual de Saúde na Capital, será inscrito no programa e passará a ter um cadastro único que ficará à disposição de um banco de dados, podendo ser acessado tanto na Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital João Paulo II, Hospital de Base Ary Pinheiro ou Hospital Infantil Cosme e Damião.
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Milton Moreira, inicialmente a informatização vem ocorrendo nas unidades existentes na Capital, porém, futuramente, haverá o desdobramento do funcionamento da rede de informatização para as regionais e demais unidades de saúde do interior do Estado, quando os usuários poderão fazer os agendamentos a partir das cidades onde residem. “Isso possibilitará futuramente acompanhar toda a evolução do atendimento ao paciente, desde o momento em que busca os serviços, até a etapa de conclusão do atendimento”, assegura Moreira.
Luiz Fábio Alves de Oliveira, gerente de Informática da Sesau, explica que a primeira etapa do projeto está sendo desenvolvida nas unidades de saúde da Capital que compõem a rede estadual. Segundo ele, o projeto engloba toda a estrutura física, com as redes elétrica e lógica, além dos equipamentos, aquisição de software, implantação e suporte ao sistema.
Prontuário eletrônico
Nesta primeira etapa, segundo o diretor da POC, Daniel Thomaz, os usuários são cadastrados e recebem uma guia que informa o agendamento da consulta. Para o primeiro cadastramento, é necessário que os usuários tenham os principais documentos em mãos que serão anotados para compor o prontuário eletrônico que futuramente será acessado nas diferentes clínicas e consultórios médicos por onde passar o usuário. O serviço vai englobar ainda o controle de medicamentos, para que seja feita a dispensação individual ao paciente através do serviço on line.
Na Policlínica Oswaldo Cruz estão sendo implantados cerca de trinta computadores em todas as clínicas médicas e departamentos, que serão posteriormente manuseados pelos médicos nos prontuários eletrônicos dos usuários. A POC mantém ainda recepção diferenciada para atendimento aos idosos que aguardam atendimento sentados.
Fonte: Mirian Franco
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)