Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

PMDB de Raupp foi 'o grande vitorioso', diz cientista político


 
A eleição do peemedebista Confúcio Moura para o Governo do Estado foi sobretudo uma vitória do grupo político liderado pelo senador Valdir Raupp, vice presidente nacional do PMDB. O resultado nas urnas demonstra o reconhecimento dos rondonienses ao trabalho do líder político, senador reeleito Valdir Raupp. A avaliação é do Cientista Político Davys Sleman de Negreiros, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Negreiros atribuiu integralmente ao senador Raupp a expressiva vitória do PMDB nas urnas. “Com a experiência de quem foi vereador, prefeito, governador, líder do PMDB no Senado, vice presidente nacional do PMDB, presidente estadual da legenda e agora, senador reeleito, Raupp se consagra como o nome da política rondoniense”, disse.

De acordo com o especialista, na queda-de-braço entre Confúcio e o governador João Cahulla, a população escolheu entre dois modelos de governo: do senador Raupp e do ex-governador Ivo Cassol. “Venceu sem sombra de dúvidas o modelo do PMDB de Raupp”, avalia.

“A vitória de domingo começou a ser desenhada há dois anos, quando o Senador peemedebista iniciou uma estratégia de grande líder, construindo a “costura” política de seu partido com o PT, nas eleições municipais de 2008”, analisa. “Juntos, os dois partidos elegeram praticamente metade dos prefeitos rondonienses. Conquistaram a vitória sobre os partidários de Cassol em municípios emblemáticos, como podemos destacar em Rolim de Moura, berço político dos dois grupos rivais”.

Segundo o Professor Davys, “nessas coincidências muitas vezes reservadas à política, o PMDB quebrou um jejum de 12 anos na prefeitura de Rolim de Moura e, novamente em 2010, volta a quebrar um jejum de 12 anos no Governo do Estado. Talvez fosse um prenúncio do que estava por acontecer... e realmente aconteceu”.

O Cientista Político lembra ainda que “o senador Raupp e a deputada federal Marinha Raupp reeleita para o quinto mandato consecutivo, percorreu todo o estado, de forma incessante, levando a tiracolo Confúcio Moura. O prefeito de Ariquemes, de popularidade restrita ao seu município e a região central do estado, tornando-se então conhecido em todos os recantos de Rondônia”.

Na análise do Professor Davys foi uma vitória esmagadora. “Do ponto de vista do crescimento político, o PMDB de Raupp teve uma reação poucas vezes vista na política mundial”.

Ele recorda que, na última eleição para governador, em 2006, o PMDB obteve apenas 6,17% com Amir Lando. “Foi uma votação discretíssima para um personagem nacionalmente conhecido. Afinal, Amir Lando havia sido o relator do impeachment do ex-presidente Fernando Collor”.

“Neste domingo, quando Confúcio Moura obteve quase 60% dos votos válidos no estado – 422 mil votos – o PMDB colheu nas urnas dez vezes mais votos que na eleição passada. Um crescimento de 1000% em termos eleitorais, em apenas quatro anos”, compara.

“Recordista nas urnas, com mais de 480 mil votos para o Senado, Raupp, obteve sua vitória em cima de diálogo e um excelente trabalho prestado aos rondonienses. Consolidou sua posição de líder fazendo a maior votação da história política de Rondônia”, recorda. “Sua esposa, a deputada federal Marinha Raupp, também quebrou seu próprio recorde, atingindo mais de 100 mil votos”.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - do Campus Colorado do Oeste, e Pesquisador do NEMP-UFSCar - Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade Federal de São Carlos, Davys Sleman de Negreiros resume sua avaliação na seguinte frase: “com a eleição de Dilma Rousseff, que tem como vice-presidente Michel Temer do PMDB o senador Raupp fez “barba, cabelo e bigode”, em Rondônia e no Brasil”.

Fonte: Edna Okabayashi

 

Mais Sobre Política

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de emenda à constituição, de lei complementar, além projetos de lei, durante as sessões ordiná

Governo de Rondônia prorroga pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Governo de Rondônia prorroga pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão ordinária da última terça-feira (28), a mensagem do governo do estado, que prorroga o p

Apenas São Lucas recusa antecipação de colação de grau na área de saúde

Apenas São Lucas recusa antecipação de colação de grau na área de saúde

A despeito de toda a mobilização da sociedade rondoniense, por meio de seus representantes no parlamento estadual, para dotar o sistema de saúde de

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Preocupado com o crescimento dos casos de infecção pela Covid-19, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos) encaminhou ao governador do es