Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PLEBISCITO – Eleitores aprovam transferência de parte de São Miguel



PLEBISCITO – Eleitores aprovam transferência de parte de São Miguel para Nova Brasilândia. Foram 10.916 favoráveis contra 7.717


A população aprovou domingo (13), o desmembramento de parte da área pertencente a São Miguel, agregando-a ao Município de Nova Brasilândia. A proposta foi considerada aprovada, pois teve o voto favorável de 10.916 eleitores que votaram pelo “sim” e 7.717 votaram pelo “não”.

Exatos 19.043 eleitores compareceram para votar. Desse total, foram contabilizados 136 votos em branco e 274 nulos. Não foram votar 8.556 eleitores.

Para a realização da consulta, foi utilizada uma estrutura idêntica a das eleições ordinárias. Foram 122 urnas eletrônicas, distribuídas em 81 locais de votação. Trabalharam no plebiscito 486 pessoas, dentre mesários, pessoal de apoio e servidores da Justiça Eleitoral. Os trabalhos foram coordenados juiz Élson Pereira de Oliveira Bastos, da 33ª Zona Eleitoral (Nova Brasilândia), auxiliado pelo juiz Adriano Lima Toldo, da 35ª Zona Eleitoral (São Miguel do Guaporé).

A totalização dos votos ocorreu mediante processamento eletrônico de dados pelo sistema de totalização de votos desenvolvido pela Secretária de Tecnologia do TRE. Não houve nenhum transtorno durante pleito.

A área que será transferida para o município de São Miguel abrange os seguintes limites: partindo da Foz do Rio Lacerda de Almeida ou Bolonês no Rio Muqui ou Ricardo Franco, sobre o Rio Lacerda de Almeida ou Bolonês até a sua nascente; deste ponto, segue em linha reta até a Sede do Seringal Saldanha, no Rio Branco; por este abaixo até o limite da Área Indígena Rio Branco (exclusive); segue por este limite até a Linha Fundiária 108; segue por este até o limite lateral do lote 01 da Gleba 08 do setor Rio Branco 03; segue pelo limite lateral deste lote até alcançar novamente a Linha Fundiária 108; por esta até a serra Moreira Cabral; segue a cumeada desta Serra até a nascente do Ribeirão do Cacau; desce por este até sua Foz no Rio Acangapiranga ou Novo Mundo; desde por este até sua Foz no Rio Muqui ou Ricardo Franco, desce por este até sua foz no Rio Lacerda de Almeida ou Bolones, ponto de partida.

Fonte: Ascom TRERO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)