Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 - 15h16
Porto Velho, 5 de janeiro de 2011 - Com o objetivo de implantar uma nova política ambiental, econômica e sustentável no estado, o governador Confúcio Moura lançou na tarde desta terça (4) as bases de um conceito que une a preservação do meio ambiente ao desenvolvimento sustentável.
O projeto será realizado em parceria por diversas secretarias de estado, que trabalharão juntas, em ações articuladas, visando um único objetivo que é a disseminação da conscientização ambiental no estado.
O projeto foi lançado pelo governador no espaço onde está sendo construído o futuro Centro Político Administrativo (CPA), através do plantio de mudas de arvores. Participaram do evento diversos secretários, assessores e a imprensa, que registrou o momento em que Confúcio Moura plantou a primeira muda de mogn. Outras quatro muda foram plantadas por secretários.
Confúcio esclareceu que escolheu o mogno para simbolizar o novo governo por ser madeira de lei e que trouxe tanta riqueza ao estado, “mas que imerecidamente está em extinção”. E completou: ”A força da arvore é a energia da nova administração. Ela representa a Amazônia agroecológica, produção, sustentabilidade. Com atitudes assim, muita gente plantando, é que vamos colher excelentes frutos e ter rendimento econômico”
Em seguida a comitiva se dirigiu ao Palácio Getúlio Vargas e posteriormente para a sede da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), onde outras mudas foram plantadas.
Sobre o mogno
O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Adaptou-se muito bem, para arborização urbana. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.
Nome Popular: Mogno
N. Científico Swietenia macrophylla
Família Meliaceae
Outros nomes populares Aguano, Uraputanga.
Altura média (adulto) 25-30 metros
Folhas Compostas paripinadas, lisas, 8 a 10 folíolos de 13 cm.
Flores Insignificantes, claras.
Fruto Grande, (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Se abre em 4partes, liberando as sementes.
Sementes Aladas, muito leves, 12 cm, marron claro.
Fotos: Marcos Freire
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)