Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PLANEJAMENTO: Prefeitura de Porto Velho define as estratégias de ações



Mesmo com reflexos da crise mundial, previsão é de muitos investimentos no segundo mandato


Do ponto de vista da infra-estrutura urbana, da política sócio-econômica e da gestão administrativa, como Porto Velho deverá estar em dezembro de 2012, ao final dos oito anos de mandatos do prefeito Roberto Sobrinho? Foi lançando um olhar sobre esta perspectiva que a equipe de auxiliares diretos do prefeito (secretários e coordenadores municipais, além do próprio Roberto Sobrinho, da primeira-dama, Lena Peixoto e da chefe de gabinete Miriam Saldaña) realizou o seminário de planejamento estratégico, que teve início na sexta-feira e se estendeu por toda a segunda e terça-feira (24).

Considerando todas as obras e projetos em andamento, mais os recursos já assegurados e os ainda previstos, traçou-se um panorama no qual ao final de 2012, a melhoria da qualidade de vida do portovelhense seja uma sensação comum, de fácil percepção individual, sem métodos de indução. Em suma: que seja uma constatação.

Durante os três dias, todos os projetos e programas da prefeitura foram revisitados e as prioridades definidas. Ao final de abril, período que deverá coincidir com o fim do inverno amazônico, uma nova reunião será realizada para apresentação dos projetos que serão implementados emergencialmente.

As parcerias com o governo federal trarão uma nova realidade à Capital rondoniense. Drenagem, asfalto, mais de dez mil novas moradias, obras de urbanização; ações de modernização do trânsito, da gestão e da receita; regularização fundiária; reforço das ações sociais e de gênero, com foco na saúde, educação, bolsa-família, juventude, mulheres; política agrícola mais voltada para a produção; além das obras de abastecimento de água e da rede de esgoto, dentre outros, prometem uma administração que "deixará definitivamente a marca da transformação", como disse o prefeito Roberto Sobrinho.


Orçamento


A empolgação com o que se vislumbra de positivo, porém, não distorceu o senso de realidade sobre o momento vivido de crise financeira mundial, com reflexos gerais. Embora a previsão da Receita Municipal seja de aumento de alguns impostos, como o ISSQN (imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), principalmente em função das obras das hidrelétricas, o certo mesmo é que haverá queda de arrecadação, como do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, por exemplo).

Para fazer frente a este cenário desfavorável, a prefeitura vai modernizar a receita, ampliar a informatização e centralizar a arrecadação. Na outra ponta, deverá atacar o custeio, com a revisão de contratos e um amplo estudo de redução de custos.

Nesta sexta-feira (27), os secretários voltam a se reunir, desta vez para conhecer o orçamento. O secretário do Planejamento, Sérgio Pacífico, vai esmiuçar o projeto orçamentário, para que a equipe de auxiliares tenha clareza das possibilidades e limitações de recursos.   

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)