"Iniciamos 2010 com o pleno funcionamento da fiscalização de trânsito e iremos investir um milhão e 400 mil reais"
O aumento da frota de veículos em Porto Velho, apontado como o maior do País, já era esperado pela prefeitura da capital. No planejamento estratégico do município, várias ações e serviços foram incluídas com o objetivo de melhorar o sistema viário da capital. De acordo com a pesquisa divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, a frota passou de 114 mil veículos para 135 mil carros, um crescimento de 15,7%, índice maior do que os de Boa Vista – RR (14,1%) e Macapá-AP (13%), capitais que também apresentaram aumentos significativos no número de carros.
Para Mirce Silva, diretora do Departamento de Engenharia e Tráfego, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), o fenômeno não decorrente apenas do crescimento populacional provocado pelo
impacto gerado pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau), mas também em função de outros empreendimentos afins que se instalaram em nosso município, o aumento do poder aquisitivo da população e a facilidade de se comprar um carro financiado.
“Atualmente, a prefeitura através da SEMTRAN realiza um trabalho em cima destes pólos geradores de tráfego visando a mitigação dos impactos destes empreendimentos, preparando uma cidade melhor para o futuro. Com isso, todo empreendimento a ser instalado no município que for gerador de
tráfego, obrigatoriamente terá que apresentar à prefeitura um relatório de impacto de trânsito e realizar obras e/ou investimentos para minimizar este impacto”, explica.
Planejamento
Para fazer frente à crescente demanda do trânsito da capital, a Prefeitura de Porto Velho trabalha várias ações, integrando obras de infra-estrutura viária, sinalização, ordenamento do
trânsito, fiscalização e educação para o trânsito. “Em 2009 a prefeitura entregou a população da capital 75 km de novas vias asfaltadas, iniciou as obras dos viadutos na BR 364 que solucionarão os pontos mais críticos de congestionados na cidade, realizou a abertura da Avenida Pinheiro Machado, implantamos cinco novos cruzamentos semaforizados, sinalizamos vários pontos de conflitos, celebramos Convênio a Polícia Militar para o policiamento de trânsito e realizamos concurso para contratação de Agentes Municipais de Trânsito, que estão sendo capacitados e em fase final para ingresso na Prefeitura”, enfatiza Fernanda.
Iniciamos 2010 com o pleno funcionamento da fiscalização de trânsito e iremos investir um milhão e 400 mil reais, de recursos próprios da prefeitura, em sinalização de trânsito e na manutenção e ampliação da sinalização semafórica. Ainda estão previstas para este ano a implantação do sistema de estacionamento rotativo, o ordenamento de carga e descarga e a fiscalização eletrônica.
Acidentes
Por mês, são emplacados em média entre 1,6 mil a 2 mil veículos novos. Por ano, são entre 19,2 mil a 24 mil novos carros circulando pelas ruas de Porto Velho. Embora este fenômeno venha congestionando as ruas e avenidas, houve uma redução de 40% no número de vítimas fatais por acidentes de trânsito. Contudo, o número de acidentes ainda mantem um patamar elevado. “O trânsito mais seguro, depende também da ação mais conscientes dos motoristas, somente juntos alcançaremos menores índices de acidentes. Com base no relatório de acidentes de trânsito no município realizado pelo DETRAN/RO, dos 10 cruzamentos com maior registro de acidentes, 9 são semaforizados, a maioria dos acidentes ocorrem por imprudência, imperícia e embriagues ao volante” argumenta a secretária.
Fonte: Joel Elias

Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)