Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pitaluga explica e não convence entrada de motoserras, diz GGI



Depois das matérias veiculadas nos principais jornais de Rondônia, em que o superintendente do Ibama, Oswaldo Pitaluga, o delegado da Polícia Civil do Meio Ambiente, Raimundo Mendes e mais três policiais ficaram reféns de posseiros do Projeto Jequitibá na Vila Samuel, na última terça-feira, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), convocou Pitaluga e o delegado Raimundo Mendes para dar explicações aos integrantes do Gabinete.

Os membros do GGI questionaram a visita do superintendente do Ibama e do delegado na área e ainda, o porquê Pitaluga havia autorizado a entrada de equipamentos de serraria, geradores e motosserras, na área de invasão do Movimento Camponês Corumbiara (MCC).

Para os integrantes do GGI, que é formado por representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Ministério Público do Estado e outras autoridades, a explicação não convenceu. Mesmo porque a atitude do superintendente do Ibama acabou causando animosidade na área. "De fato a forma como as ações foram conduzidas pelo Ibama não foi das melhores, mesmo porque causou risco de conflito entre os posseiros do projeto Jequitibá e integrantes do MCC, causando ainda o perigo à integridade física das pessoas que estavam reféns na Vila Samuel. Vamos instaurar procedimento investigatório para apurar tudo que aconteceu de forma desordenada na Vila Samuel, como cárcere privado, ameaças e outros", enfatizou Cézzar Pizzano, adjunto da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania.

Outra explicação que não convenceu foi a companhia do delegado Raimundo Mendes na área, de que a Delegacia da Polícia Civil do Meio Ambiente, atua em parceria com o Ibama.

Após os esclarecimentos nada convincentes, o GGI convocou outra reunião extraordinária para esta quinta-feira, na Sesdec para desta vez ouvir uma  comissão de aproximadamente cinco pessoas da Vila Samuel, para que o Gabinete tome conhecimento da situação da Vila.

Fonte: Iranildo Costa Luna

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)