Quarta-feira, 7 de maio de 2008 - 13h54
Depois das matérias veiculadas nos principais jornais de Rondônia, em que o superintendente do Ibama, Oswaldo Pitaluga, o delegado da Polícia Civil do Meio Ambiente, Raimundo Mendes e mais três policiais ficaram reféns de posseiros do Projeto Jequitibá na Vila Samuel, na última terça-feira, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), convocou Pitaluga e o delegado Raimundo Mendes para dar explicações aos integrantes do Gabinete.
Os membros do GGI questionaram a visita do superintendente do Ibama e do delegado na área e ainda, o porquê Pitaluga havia autorizado a entrada de equipamentos de serraria, geradores e motosserras, na área de invasão do Movimento Camponês Corumbiara (MCC).
Para os integrantes do GGI, que é formado por representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Ministério Público do Estado e outras autoridades, a explicação não convenceu. Mesmo porque a atitude do superintendente do Ibama acabou causando animosidade na área. "De fato a forma como as ações foram conduzidas pelo Ibama não foi das melhores, mesmo porque causou risco de conflito entre os posseiros do projeto Jequitibá e integrantes do MCC, causando ainda o perigo à integridade física das pessoas que estavam reféns na Vila Samuel. Vamos instaurar procedimento investigatório para apurar tudo que aconteceu de forma desordenada na Vila Samuel, como cárcere privado, ameaças e outros", enfatizou Cézzar Pizzano, adjunto da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania.
Outra explicação que não convenceu foi a companhia do delegado Raimundo Mendes na área, de que a Delegacia da Polícia Civil do Meio Ambiente, atua em parceria com o Ibama.
Após os esclarecimentos nada convincentes, o GGI convocou outra reunião extraordinária para esta quinta-feira, na Sesdec para desta vez ouvir uma comissão de aproximadamente cinco pessoas da Vila Samuel, para que o Gabinete tome conhecimento da situação da Vila.
Fonte: Iranildo Costa Luna
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)