Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pgto. de reenquadramento aos servidores do TRT será em agosto



O pagamento dos valores retroativos devidos aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) que foram reenquadrados pelo artigo 22, da lei 11.416 de 15 de dezembro de 2006, concursados no ano de 1996, vai acontecer no final deste mês de agosto. Foi o que confirmou o presidente do TRT, juiz Carlos Augusto Gomes Lôbo, à presidente do Sinsjustra, Fátima Marissue Martins Rodrigues, em reunião realizada na tarde de sexta-feira (01.08.2008) na presidência do Regional, em Porto Velho-RO. No encontro, foram debatidos ainda outros assuntos de interesse dos servidores.

Na reunião, onde também estiveram presentes os secretários de Orçamento e Finanças, Raimundo José Zacarias da Costa, e de Gestão de Pessoal, Márcio da Silva Lima, e o advogado João Bosco Vieira de Oliveira, assessor jurídico do Sinsjustra, o juiz Carlos Lôbo fez questão de esclarecer à Fátima Marissue que a verba (5,1 milhões) para o pagamento do reenquadramento dos servidores está assegurada há tempo e não tem como ser direcionado para outro fim, deixando claro que o pagamento de passivo a magistrados (auxílio-moradia), em valor bem menor, será feito com outra rubrica, que também já está assegurada.

“São duas coisas distintas. Por isso foram designadas equipes técnicas diferentes para a apuração dos cálculos, que são bastante complexos, e que estão sendo concluídos agora neste mês para o devido pagamento”, destacou o juiz-presidente do TRT da 14ª Região.
A Secretaria de Orçamento e Finanças, conforme foi informado na ocasião, já finalizou os cálculos de cerca de 80% dos servidores. Aos demais (20%), já está sendo efetuado o recálculo, seguindo recente orientação do Tribunal de Contas da União, visto que eles obtiveram licença para tratamento de saúde de familiares. Aos servidores que estão entre os que a SOF já concluiu os cálculos, foi autorizado o pagamento pela presidência do TRT da 14ª Região, agora em agosto, para ser efetivado depois da conclusão da elaboração e quitação da folha deste mês. Todavia, o juiz Carlos Lôbo assegurou envidar esforço, com a agilização dos recálculos, possibilitando pagar simultaneamente todos que têm direito ao reenquadramento, não deixando pendências na quitação desse débito.

O secretário da SOF, Raimundo Zacarias, para dirimir dúvidas, informou que os cálculos efetivados têm reflexos direto em outras vantagens do servidor, tais como: processos de pagamento de opções por cargo efetivo ou função comissionada integral por servidor (individual); anuênios; quintos; ações de treinamento; adicional de qualificação; substituição; URV – Unidade Real de Valor no percentual 11,98%; vantagens absorvidas; reflexos nas férias e no 13.º salário.

Na ocasião, a presidente do Sinsjustra, Fátima Marissue, agradeceu ao presidente do TRT da 14ª Região, deixando evidente que a luta do Sindicato é semelhante a da direção do Tribunal Regional do Trabalho, pois “visa o bem-estar de todos e o estímulo para o bom desempenho das atividades funcionais em benefício da população.

Fonte: SINSJUSTRA / CARLOS NEVES

 

 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)