Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Perseguição e assédio moral nas escolas estaduais


Perseguição e assédio moral aterrorizam trabalhadores  em educação nas escolas estaduais

Uma onda de perseguições, humilhações e assédio moral atinge trabalhadores em educação da rede estadual em vários Municípios. A situação piorou após a greve da categoria, que durou 15 dias e foi suspensa mediante negociação entre o Sintero e o governo do Estado, com o compromisso do secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, de que os trabalhadores não seriam perseguidos.

No entanto, segundo o relato de diversos professores, a representante de ensino Irany de Oliveira Lima Moraes não estaria respeitando o acordo homologado na Justiça. “Se não é a responsável pelos abusos nas escolas, ela é no mínimo conivente, pois alguns diretores têm medo de confirmar que a ordem para perseguir parte da REN”, disse uma professora ao deixar o Ministério Público, onde fez a denúncia.

Os casos mais graves denunciados no Sintero, na Delegacia de Polícia e até no Ministério Público foram registrados em Porto Velho, onde os trabalhadores em educação alegam que são perseguidos por ordem da Representação de Ensino. São inúmeros os casos de professores colocados em disponibilidade, transferidos compulsoriamente, e de relatórios “fabricados” para justificar abusos.

A repressão é maior sobre os trabalhadores em educação que aderiram a greve. Entre as situações que caracterizam assédio moral está o fato de diretores de escolas proibirem a reposição de aulas em horários vagos e dias letivos.

Segundo a presidente do Sintero, Claudir Mata, o acordo prevê a reposição de aulas sem prejuízo do calendário escolar. Assim, as aulas poderiam ser repostas em horários vagos mesmo durante a semana. “Se os alunos e os professores já estão nas escolas, por que não podem repor aulas quando há horários vagos?” indagou Claudir. De acordo com a sindicalista, às vezes professores e alunos permanecem na escola, esperando o horário da próxima aula, quando poderiam aproveitar essa aula vaga para repor alguma disciplina, o que é terminantemente proibido pela direção da escola.

A direção do Sintero já encaminhou ao secretário Edinaldo Lustoza várias denúncias com pedido de providências. Apesar disso, as perseguições continuam ocorrendo e serão levadas ao juiz que homologou o acordo entre o governo e o Sintero.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)