Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Perseguição e assédio moral nas escolas estaduais


Perseguição e assédio moral aterrorizam trabalhadores  em educação nas escolas estaduais

Uma onda de perseguições, humilhações e assédio moral atinge trabalhadores em educação da rede estadual em vários Municípios. A situação piorou após a greve da categoria, que durou 15 dias e foi suspensa mediante negociação entre o Sintero e o governo do Estado, com o compromisso do secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, de que os trabalhadores não seriam perseguidos.

No entanto, segundo o relato de diversos professores, a representante de ensino Irany de Oliveira Lima Moraes não estaria respeitando o acordo homologado na Justiça. “Se não é a responsável pelos abusos nas escolas, ela é no mínimo conivente, pois alguns diretores têm medo de confirmar que a ordem para perseguir parte da REN”, disse uma professora ao deixar o Ministério Público, onde fez a denúncia.

Os casos mais graves denunciados no Sintero, na Delegacia de Polícia e até no Ministério Público foram registrados em Porto Velho, onde os trabalhadores em educação alegam que são perseguidos por ordem da Representação de Ensino. São inúmeros os casos de professores colocados em disponibilidade, transferidos compulsoriamente, e de relatórios “fabricados” para justificar abusos.

A repressão é maior sobre os trabalhadores em educação que aderiram a greve. Entre as situações que caracterizam assédio moral está o fato de diretores de escolas proibirem a reposição de aulas em horários vagos e dias letivos.

Segundo a presidente do Sintero, Claudir Mata, o acordo prevê a reposição de aulas sem prejuízo do calendário escolar. Assim, as aulas poderiam ser repostas em horários vagos mesmo durante a semana. “Se os alunos e os professores já estão nas escolas, por que não podem repor aulas quando há horários vagos?” indagou Claudir. De acordo com a sindicalista, às vezes professores e alunos permanecem na escola, esperando o horário da próxima aula, quando poderiam aproveitar essa aula vaga para repor alguma disciplina, o que é terminantemente proibido pela direção da escola.

A direção do Sintero já encaminhou ao secretário Edinaldo Lustoza várias denúncias com pedido de providências. Apesar disso, as perseguições continuam ocorrendo e serão levadas ao juiz que homologou o acordo entre o governo e o Sintero.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)