Sexta-feira, 23 de maio de 2008 - 11h55
O secretário de Estado de Justiça de Rondônia, Gilvan Cordeiro Ferro, o seu adjunto, Renato Eduardo de Souza, e grande parte da equipe técnica da Secretaria de Justiça (Sejus) prestigiaram nesta quarta-feira (21) a entrega da Penitenciária Federal de Porto Velho pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ). A unidade prisional foi construída em uma área doada pelo Governo do Estado, às margens da BR-364, sentido Rio Branco (AC).
Para entrar em funcionamento, o diretor do Depen, Maurício Kuehne, informou que o Depen necessita que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorize a contratação de pelo menos 1.100 profissionais entre agentes penitenciários federais e outros relacionados ao corpo técnico e administrativo.
Na ocasião o diretor de Políticas Penitenciárias, André Luiz Cunha, e o diretor-geral do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Damásio, também apresentaram a moderna estrutura do presídio à imprensa e convidados. O local possui a capacidade de abrigar 208 presos em celas individuais e de segurança máxima, e foi feito assim justamente para isolar os líderes de facções criminosas e também presos de periculosidade internacional.
Ao todo foram gastos pelo Governo Federal cerca de R$ 20 milhões na construção da Penitenciária, e ainda serão destinados mais R$ 5 milhões para instalar os equipamentos de segurança necessários para botar em funcionamento a Unidade, tais como aparelhos de raio-x, câmeras de vigilância e um sistema de identificação por impressão digital.
As imagens de 240 câmeras de vigilância vão ser transmitidas em tempo real para uma sala de controle na penitenciária, para a Superintendência da Polícia Federal de Rondônia e para a Central de Inteligência Penitenciária do Depen, em Brasília.
A Penitenciária Federal de Porto Velho é a quarta unidade entregue e se junta à de Mossoró (RN) que também aguarda lotação de pessoal para funcionar. Já as unidades de Campo Grande (MS) e de Catanduvas (PR) estão em funcionamento e abrigam 268 presos.
Fonte: Luiz Alexandre
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia
Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular
O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)