Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Penitenciária Federal de Porto Velho é entregue



O secretário de Estado de Justiça de Rondônia, Gilvan Cordeiro Ferro, o seu adjunto, Renato Eduardo de Souza, e grande parte da equipe técnica da Secretaria de Justiça (Sejus) prestigiaram nesta quarta-feira (21) a entrega da Penitenciária Federal de Porto Velho pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ). A unidade prisional foi construída em uma área doada pelo Governo do Estado, às margens da BR-364, sentido Rio Branco (AC).

Para entrar em funcionamento, o diretor do Depen, Maurício Kuehne, informou que o Depen necessita que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorize a contratação de pelo menos 1.100 profissionais entre agentes penitenciários federais e outros relacionados ao corpo técnico e administrativo.

Na ocasião o diretor de Políticas Penitenciárias, André Luiz Cunha, e o diretor-geral do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Damásio, também apresentaram a moderna estrutura do presídio à imprensa e convidados. O local possui a capacidade de abrigar 208 presos em celas individuais e de segurança máxima, e foi feito assim justamente para isolar os líderes de facções criminosas e também presos de periculosidade internacional.

Ao todo foram gastos pelo Governo Federal cerca de R$ 20 milhões na construção da Penitenciária, e ainda serão destinados mais R$ 5 milhões para instalar os equipamentos de segurança necessários para botar em funcionamento a Unidade, tais como aparelhos de raio-x, câmeras de vigilância e um sistema de identificação por impressão digital.

As imagens de 240 câmeras de vigilância vão ser transmitidas em tempo real para uma sala de controle na penitenciária, para a Superintendência da Polícia Federal de Rondônia e para a Central de Inteligência Penitenciária do Depen, em Brasília.

A Penitenciária Federal de Porto Velho é a quarta unidade entregue e se junta à de Mossoró (RN) que também aguarda lotação de pessoal para funcionar. Já as unidades de Campo Grande (MS) e de Catanduvas (PR) estão em funcionamento e abrigam 268 presos.

Fonte: Luiz Alexandre
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

O partido Republicanos assume uma nova configuração. O empresário, Médico Psiquiatra, ex-Deputado Federal e ex-Vice-Governador de Rondônia, Aparício

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)