Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PECUÁRIA: Pacto da Cadeia Produtiva é lançado


Foi firmado o Pacto da Cadeia da Pecuária de Rondônia. A iniciativa fundamental para o fortalecimento deste setor é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral – Seplan, Banco da Amazônia, a classe Pecuarista, a Secretaria da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico Social – Seapes, Sebrae e a Fiero.

O evento realizado, no auditório da Fiero, objetivou a promoção do desenvolvimento integrado da pecuária no Estado e contou com a participação do secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro, do presidente da Associação Nelore em Rondônia, José Macedo da Silva e o superintendente do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo.

Segundo o secretário Estadual de Planejamento, o governo do estado tem trabalhado para fortalecer a pecuária e essa ação tem dado resultado. De 2002 a 2006 a exportação de carnes do Estado aumentou de R$ 2 milhões para 102 milhões de dólares. O secretário destacou ainda a importância do investimento no agronegócio no Estado. “Ao investir na produção primária, na agricultura e na pecuária, só tem a ganhar os produtores e criadores e o Estado”, argumentou. Porto Velho conta com o maior rebanho bovino no Estado, mas a situação ainda é precária em relação à implantação de frigoríficos que estão concentrados no interior. “Com pequenos ajustes, existe a possibilidade de se fazer um grande trabalho”, disse o secretário.

Comissão do Pacto - Durante a reunião, ocorreu a votação para eleger os membros da Comissão do Pacto Pacto. Foram eleitos quatro representantes da classe pecuarista: José Ramalho (Pecuária de Leite), o suplente Ronaldo Rodrigues Reis (Pecuária de Leite), Alércio Dias- representante da pecuária seletiva e coordenador-geral, Wilson Mamede (criação de pequenos animais), Silvernani Santos (Pecuária de Corte) e a Marli Gonçalves, secretária-executiva. Para a o pecuarista José Ramalho, com a formação da Comissão é possível realizar um bom trabalho e através deste suporte quem ganha são os produtores, pecuaristas e o Estado. O secretário sugeriu uma reunião com a equipe de consultoria do Banco da Amazônia para iniciar os trabalhos.

Benefícios do Pacto da Pecuária de Corte - Com a firmação do Pacto, os agentes integrados podem obter benefícios e ganhos como: a disponibilidade de um espaço onde problemas comuns ou dos integrantes do setor possam ser discutidos e resolvidos. Ele cria ainda a possibilidade de formulação de um plano estratégico de desenvolvimento da pecuária na região facilitando e elevando o nível do planejamento de cada produtor.O Pacto gera também oportunidades para explorar parcerias e negociações com os governos federal, estadual e municipal. A pecuária de corte é um dos setores mais relevantes da economia rondoniense, que exporta animais e seus derivados. O Estado possui uma grande estrutura de processamento da carne bovina.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)