Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PECUÁRIA: Pacto da Cadeia Produtiva é lançado


Foi firmado o Pacto da Cadeia da Pecuária de Rondônia. A iniciativa fundamental para o fortalecimento deste setor é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral – Seplan, Banco da Amazônia, a classe Pecuarista, a Secretaria da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico Social – Seapes, Sebrae e a Fiero.

O evento realizado, no auditório da Fiero, objetivou a promoção do desenvolvimento integrado da pecuária no Estado e contou com a participação do secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro, do presidente da Associação Nelore em Rondônia, José Macedo da Silva e o superintendente do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo.

Segundo o secretário Estadual de Planejamento, o governo do estado tem trabalhado para fortalecer a pecuária e essa ação tem dado resultado. De 2002 a 2006 a exportação de carnes do Estado aumentou de R$ 2 milhões para 102 milhões de dólares. O secretário destacou ainda a importância do investimento no agronegócio no Estado. “Ao investir na produção primária, na agricultura e na pecuária, só tem a ganhar os produtores e criadores e o Estado”, argumentou. Porto Velho conta com o maior rebanho bovino no Estado, mas a situação ainda é precária em relação à implantação de frigoríficos que estão concentrados no interior. “Com pequenos ajustes, existe a possibilidade de se fazer um grande trabalho”, disse o secretário.

Comissão do Pacto - Durante a reunião, ocorreu a votação para eleger os membros da Comissão do Pacto Pacto. Foram eleitos quatro representantes da classe pecuarista: José Ramalho (Pecuária de Leite), o suplente Ronaldo Rodrigues Reis (Pecuária de Leite), Alércio Dias- representante da pecuária seletiva e coordenador-geral, Wilson Mamede (criação de pequenos animais), Silvernani Santos (Pecuária de Corte) e a Marli Gonçalves, secretária-executiva. Para a o pecuarista José Ramalho, com a formação da Comissão é possível realizar um bom trabalho e através deste suporte quem ganha são os produtores, pecuaristas e o Estado. O secretário sugeriu uma reunião com a equipe de consultoria do Banco da Amazônia para iniciar os trabalhos.

Benefícios do Pacto da Pecuária de Corte - Com a firmação do Pacto, os agentes integrados podem obter benefícios e ganhos como: a disponibilidade de um espaço onde problemas comuns ou dos integrantes do setor possam ser discutidos e resolvidos. Ele cria ainda a possibilidade de formulação de um plano estratégico de desenvolvimento da pecuária na região facilitando e elevando o nível do planejamento de cada produtor.O Pacto gera também oportunidades para explorar parcerias e negociações com os governos federal, estadual e municipal. A pecuária de corte é um dos setores mais relevantes da economia rondoniense, que exporta animais e seus derivados. O Estado possui uma grande estrutura de processamento da carne bovina.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)