Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PEC DA TRANSPOSIÇÃO: Garçon vai buscar apoio do presidente Lula



O deputado federal Lindomar Garçon-PV, por ocasião da visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva, a Porto Velho, no próximo dia 12 de março, está  conclamando toda  bancada federal de Rondônia, em especial o seu líder, deputado federal Eduardo Valverde-PT bem como  as entidades sindicais, servidores, governo e prefeitura, para uma integração na tentativa de buscar uma audiência com o presidente Lula  na sua chegada ao estado.

O objetivo desta mobilização, segundo o parlamentar, é  obter do próprio presidente o compromisso de que  ele vai liberar sua base aliada no Congresso Nacional para votar favorável a aprovação da PEC 483/05, que trata da Transposição de  servidores civis e militares do ex-território federal de Rondônia ao funcionalismo público federal.

Não podemos perder esta oportunidade de ficar frente a frente com o presidente e dizer  a ele sobre o sofrimento e angustia destes servidores que estão há anos aguardando a aprovação desta PEC da Transposição, afirma o deputado.

"Eu já havia decidido levar centenas de servidores para uma audiência com o presidente Lula em Brasília, mas já que em breve ele virá ao nosso estado, nada mais oportuno de que mobilizar todas as autoridades e entidades civis para  juntos conseguirmos esta audiência e falar pessoalmente ao presidente sobre a importância para o estado e para milhares de servidores ativos e inativos a aprovação desta PEC, destaca o parlamentar.

Garçon também acrescenta que agora é a hora  dos servidores conhecer quem de fato está lutando em defesa da categoria, que há anos vem sendo enganada com falsas promessas sobre a transposição.

Nós vamos saber agora com a vinda do presidente Lula a Rondônia, de que lado estão as nossas autoridades, se dos servidores ou daqueles que apenas vem fazendo ao logo dos tempos política com a situação dos servidores que lutam pela transposição, alerta o parlamentar.

Neste momento precisamos de toda mobilização social possível para mostrar que não estamos satisfeito com essa situação que colocaram os nossos servidores, acrescenta.

Garcon destaca ainda, que Rondônia merece o mesmo tratamento por parte da união que já foi dispensado aos ex-territórios federais do Amapá e Roraima que tiveram seus servidores incluídos nos quadros da união.

Na câmara federal já conseguimos o compromisso do presidente Michel Temer-PMDB, de colocar o mais breve possível a matéria para votação, agora é imperioso que haja uma grande mobilização de toda bancada federal de nosso estado e o  apoio do presidente Lula para que sua base aliada vote favorável a aprovação da matéria, afirma.

Estou confiante de que nossa bancada federal, sindicatos  governo e prefeitura irão apoiar esta mobilização no sentido de obter do próprio presidente este compromisso de apoio a transposição dos nossos servidores, finaliza o deputado.

Fonte: Ascon

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)