Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pavilhão recebe nome de Anísio Gorayeb


 

A Câmara Municipal de Porto Velho, em sessão solene de terça-feira, realizou o descerramento da “Placa Vereador Anisio Gorayeb”, que deu nome ao pavilhão 2, em homenagem ao seu primeiro presidente, pai do economista e historiador Anisio Gorayeb Filho. O Projeto de ResoluçPavilhão recebe nome de Anísio Gorayeb - Gente de Opiniãoão é do vereador Jean de Oliveira (PSDB) com objetivo de homenagear o ex-vereador que deixou seu nome na história do Legislativo Municipal, dando início à trajetória da Câmara em prol da democracia.

HISTÓRICO

No ano de 1969, mais precisamente em novembro, aconteceu a eleição para a composição da Primeira Câmara de Vereadores de Porto Velho. Na época vivia-se em pleno regime de ditadura militar, e o país tinha apenas dois partidos políticos: a ARENA – Aliança Renovadora Nacional, partido da situação, e o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, partido de oposição, o qual deu origem ao PMDB de hoje.

Anísio Gorayeb, pessoa influente nos meios políticos e sociais do município, disputava uma das nove vagas para vereador. Na ocasião os eleitos pela ARENA foram: Anísio Gorayeb, José Saleh Moreb, Antonio Serpa do Amaral, Dionísio Xavier da Silveira, Edgar Lobo de Vasconcelos e Edgar Monteiro Brasil. Pelo MDB foram eleitos: Francisco das Chagas Teixeira, Inácio Mendes e Joventino Ferreira Filho.

O ex-vereador Anísio Gorayeb foi o mais votado, recebendo 637 votos, e em conseqüência foi eleito entre os pares como o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho. O ato de instalação aconteceu no auditório do Colégio Normal Carmela Dutra, no dia 8 de janeiro de 1970, e foi presidido pelo Juiz Francisco Duarte Cezar Montenegro, atualmente desembargador aposentado.

Como não havia ainda um local para abrigar a nova casa de leis, os vereadores se reuniam em uma sala na própria Prefeitura, na época Palácio 31 de Março. Somente quase um ano após sua instalação, a Câmara de Vereadores de Porto Velho inaugurou sua primeira sede, na Rua José Bonifácio, no mesmo prédio onde funcionou a Prefeitura até 1964.

Em meados de 1970, Anísio Gorayeb aceitou o convite do Governador João Carlos Marques Henriques, e licenciou-se para assumir a presidência da recém criada CAERD – Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia. Em seu lugar, assumiu a Presidência da Câmara o vereador José Saleh Moreb.

Depois disto, o vereador Anísio Gorayeb não retornou mais às atividades parlamentares e nem se candidatou à reeleição. Presidiu a CAERD até o ano de 1975. Foi o último cargo público exercido por ele, pois faleceu, aos 59 anos, no dia 20 de julho de 1979.


Fonte: Paulo Ricardo
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)