Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Partidos já começam se organizar para 2008


Com vistas as eleições municipais do ano que vem, os partidos já começam a se organizar definindo suas diretrizes e políticas de alianças. Na capital, a mobilização das principais legendas já indica uma antecipação da corrida sucessória, fato corrente também em outras capitais brasileiras.

Maior colégio eleitoral do estado,  com quase 250 mil eleitores e com  eleições em dois turnos, Porto Velho já assiste os primeiros movimentos  da classe política. O prefeito Roberto Sobrinho (PT), escoltado por uma aliança partidária, encaminha seu projeto de reeleição. Na oposição os nomes mais ventilados até agora são os dos deputados federais Mauro Nazif (PSB) e  Lindomar Garçon (PV), ex-prefeito de Candeias do Jamari. Garçon ainda não transferiu seu titulo para a capital mas, conforme o calendário eleitoral, poderá trocar de domicílio até o final de setembro.

Outros nomes já cogitados para disputar o Palácio Tancredo Neves, sede do governo municipal são: deputado estadual Alexandre Brito (PTC), vereador David Chiquilito Erse (PC do B), empresário Fernando Prado (PMDB),  professor Adilson Siqueira (P-SOL), pecuarista Edgar do Boi (PSDC) e  a ex-vereadora Silvana Davis (PSL).

Consideradas até pouco tempo agremiações de ponta no estado, tanto o PSDB como o DEM (ex-PFL), embora já trabalhem na organização dos seus quadros, ainda não tem nomes para a peleja de 2008. Mas tanto o presidente regional do PSDB Hamilton Casara, como o dirigente José Bianco, do DEM, falam que terão nomes a altura da disputa. O nome mais forte dos tucanos, remanescente dos áureos tempos da sigla,  seria o do ex-deputado federal e  ex-vice-governador Aparício Carvalho.

Mas algumas definições  no tocante ao quadro sucessório da capital dependem das alianças firmadas pelos dirigentes estaduais. Os cardeais da política estadual, seja o governador Ivo Cassol (PPS), ou lideranças oposicionistas como os presidentes regionais do PDT Acir Gurgacz e do PMDB, Valdir Raupp ainda estudam o cenário para se posicionar já que  as eleições municipais também terão reflexos nas eleições estaduais de 2010.
Fonte: Carlos Sperança  - Gentedeopinião

 

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)