Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Para OAB Rondônia, Ficha Limpa é recado do Brasil aos políticos corruptos


 

Defensor intransigente do projeto de lei 518/09 (Ficha Limpa), que restringe a candidatura de políticos já condenados pela Justiça, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira da Costa, comemora a aprovação da matéria pela Câmara dos Deputados, embora entenda que o substitutivo aprovado desvirtua um pouco da essência do projeto original.

Apesar da tentativa de quatro partidos de adiar a votação, a Câmara dos Deputados conseguiu colocar a matéria em votação e aprová-la por 388 votos a favor e apenas um contra. Hélio Vieira afirma que a proposta, agora, depende da análise de 12 destaques, que pode acontecer na próxima sessão da Casa.

Vieira lembrou que a OAB-RO tem trabalhado nos últimos anos para que a sociedade tenha maior consciência política, levando às escolas e faculdades o projeto OAB Cidadania, com a campanha sobre o ‘ficha limpa’, que contou com apoio de várias instituições do Estado, como Arquidiocese de Porto Velho, Ministério Público, Justiça Eleitoral, sindicatos e conselhos profissionais.

“O povo entendeu que o voto não tem preço, tem conseqüência”, afirma Hélio Vieira, numa referência à elaboração do projeto que teve por base a iniciativa popular. “A campanha recebeu apoio de 1,6 milhões de eleitores em todo o País”, salientou.

A votação da matéria foi proposta pela OAB, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) e demais entidades que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O texto final foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Câmara, coordenado pelo deputado Miguel Martini, e escrito pelo relator Índio da Costa, em consenso com as idéias e sugestões defendidas pelo MCCE.

Segundo Hélio Vieira, o substitutivo, como a própria Constituição exige em seu artigo 14, parágrafo 9º, preza pela probidade administrativa a moralidade para o exercício do mandato eletivo, considerada a vida pregressa do candidato. “A aprovação do projeto é uma vitória da sociedade brasileira. Hoje, o povo brasileiro deu um recado aos corruptos: Quer uma política séria, ética e comprometida com todos os valores republicanos”, enfatizou.


Fonte: Ascom/OAB-RO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)