Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Para deputado prefeitura da capital inviabiliza licitação



O deputado Hermínio Coelho (PSD), ao tomar conhecimento da decisão da Prefeitura de Porto Velho, de recorrer judicialmente contra o decreto aprovado pela Câmara de Vereadores que determina a interrupção do processo de contratação emergencial de uma nova empresa de ônibus na capital, disse ser este um ato político, diante da desmoralização pública, em decorrências das inúmeras irregularidades e imoralidades encontradas neste certame intitulado de chamamento público.

De acordo com o deputado Hermínio Coelho, dezesseis vereadores de Porto Velho, conscientes de suas missões e compromissados com o bem-estar da comunidade, aprovaram o projeto de decreto legislativo, suspendendo o chamamento público.

Ainda de acordo com o deputado, a Câmara Municipal ao apreciar a matéria e aprová-la demonstrou maturidade, transparência e independência, mesmo diante das fortes pressões do executivo municipal.

O deputado informou que esta licitação emergencial está prejudicada tecnicamente e moralmente. Explicou ele, que a licitação emergencial não obedeceu ao artigo 48, inciso XX, da Lei Orgânica do Município, que prevê que a permissão ou concessão de serviços públicos municipais são atos exclusivos do Legislativo.

Para o deputado, a complicação começa quando o prefeito Mauro Nazif (PSB) diz querer acabar com o monopólio, declarando a caducidade do contrato com as duas empresas de ônibus atuantes em Porto Velho, mas em seguida, ao invés de promover uma licitação definitiva, opta, por licitação emergencial e acaba contratando apenas uma empresa.

No último dia 24 de junho, a Ocimar Comércio de Automóveis, de Taboão da Serra (SP), foi escolhida para o contrato emergencial de transporte público de Porto Velho. Também concorria a Ideal Locadora de Equipamentos, de Rondônia. Se o processo for concluído, a Ocimar receberá R$ 27 milhões pelo período de seis meses.

Para o deputado Hermínio Coelho, o prefeito Mauro Nazif falta com a verdade, pois apesar da gravidade e dos apelos com relação à manutenção dos empregos dos atuais 1200 trabalhadores do transporte coletivo, “preferiu ficar no discurso, na promessa, e ainda teve coragem de dizer que estava tudo dentro da legalidade”, asseverou.

Mas ao contrário da simples promessa do prefeito, Mauro Nazif protagonizou ao editar um chamamento público para a concessão do transporte coletivo público, várias irregularidades, dentre estas, descumprimento da Lei 1441 de 26 de dezembro de 2001.

De acordo com o deputado Hermínio Coelho, o movimento em defesa dos trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho foi iniciado exatamente diante desta falha gritante, de não se ter nenhum documento, garantindo o emprego destes profissionais.

O parlamentar citou a Lei 1441, na qual a Câmara Municipal de Porto Velho autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a contratar, pelo regime de concessão, a prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo de passageiros e dá outras providências.

Para ele, o chamamento “também se encontra viciado e torna-se completamente ilegal”, pelo fato de não ter observado a legislação pertinente.

Ele destacou que a Lei 1441, no seu artigo 2º - parágrafo 2º trata que “no instrumento convocatório da licitação, deverá o Município estabelecer as condições necessárias para assegurar o emprego para o contingente de trabalhadores vinculados à operação e manutenção, nas empresas atualmente responsáveis pela prestação do serviço a que se refere essa lei, de forma a minimizar, no Município o impacto social que possa vir a decorrer da substituição de empresas operadoras”.

Ao final, o deputado Hermínio Coelho assegurou que diante do anúncio da Prefeitura de recorrer contra a decisão da Câmara Municipal de Porto Velho, o movimento dos motoristas e cobradores de ônibus se manterá em alerta, até o encerramento definitivo deste caso.

Fonte: Paulo Ayres                                   

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)