Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Para Cassol e parlamentares,


Eles acreditam que Gasoduto Urucu-Porto Velho é a melhor opção para o problema de energia

A assinatura do contrato para a construção da linha de transmissão Jauru Vilhena, firmado no início desta semana entre o governo federal e empreiteiras, deixou insatisfeito o governador de Rondônia, Ivo Cassol, e parte da bancada do Estado no Congresso. Eles acreditam que a interligação do sistema elétrico de Rondônia ao Sistema Integrado Nacional (SIN) provocará prejuízos ao estado e poderá provocar o aumento da conta de luz da população.

Em recente declaração à imprensa de Rondônia, Cassol queixou-se do direcionamento de investimentos feitos pela estatal Petrobras na Bolívia ao invés de priorizar a construção de um pólo petroquímico que viabilize a construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho.

Em Brasília, a atitude do governo foi duramente criticada pela bancada do estado. A deputada Marinha Raupp (PMDB) prometeu adotar medidas para impedir a continuidade do acordo. "Entramos com um pedido de reexame, requerendo que o ministro notifique a ANEEL para que não formalize o contrato de prestação de serviço", disse a parlamentar.                                                                                             

Para Marinha Raupp a implantação do SIN, inviabializará o projeto de construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho que possibilitaria a substituição do óleo diesel nas termoelétricas pelo gás natural que tem menor potencial poluidor.

Defensor do gasoduto, o senador Valdir Raupp (PMDB) acredita que o fornecimento de energia elétrica estará mais bem distribuído no estado se o Gasoduto Urucu-Porto Velho tiver suas obras iniciadas ainda neste ano. "O Brasil vive humilhado pela Bolívia, que comanda a política do gás para nós, enquanto as reservas de Urucu são desperdiçadas", disse.

O deputado Moreira Mendes (PPS) afirmou que a assinatura do contrato representa um desrespeito com a população de Rondônia que há alguns anos luta para ter sua independência na produção de energia. "Não há necessidade, não há justificativa do governo", reclamou.

Em sintonia com o discurso de Cassol, Moreira Mendes criticou o relacionamento da Petrobras com a Bolívia, com quem a estatal mantém contratos de extração e compra de gás natural. "Não entendo o encantamento do Brasil com a Bolívia", queixou-se.

Caso a construção da linha de transmissão seja concretizada,  Rondônia será ligada ao Sistema Nacional Interligado de Energia Elétrica e deixará a condição de potencial fornecedora de energia para se restringir ao consumo. Segundo estudos feitos por Moreira Mendes, a troca de perfil poderá provocar a perda anual de R$ 250 milhões/ano somente de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)

Além do "linhão" Jauru-Vilhena, outros 12 empreendimentos semelhantes tiveram contratos formalizados com o governo. Essas linhas de transmissão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somarão 2.146 quilômetros de extensão passando pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia e Espírito Santo.

Bianca Lemos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)