Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Para Cassol e parlamentares,


Eles acreditam que Gasoduto Urucu-Porto Velho é a melhor opção para o problema de energia

A assinatura do contrato para a construção da linha de transmissão Jauru Vilhena, firmado no início desta semana entre o governo federal e empreiteiras, deixou insatisfeito o governador de Rondônia, Ivo Cassol, e parte da bancada do Estado no Congresso. Eles acreditam que a interligação do sistema elétrico de Rondônia ao Sistema Integrado Nacional (SIN) provocará prejuízos ao estado e poderá provocar o aumento da conta de luz da população.

Em recente declaração à imprensa de Rondônia, Cassol queixou-se do direcionamento de investimentos feitos pela estatal Petrobras na Bolívia ao invés de priorizar a construção de um pólo petroquímico que viabilize a construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho.

Em Brasília, a atitude do governo foi duramente criticada pela bancada do estado. A deputada Marinha Raupp (PMDB) prometeu adotar medidas para impedir a continuidade do acordo. "Entramos com um pedido de reexame, requerendo que o ministro notifique a ANEEL para que não formalize o contrato de prestação de serviço", disse a parlamentar.                                                                                             

Para Marinha Raupp a implantação do SIN, inviabializará o projeto de construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho que possibilitaria a substituição do óleo diesel nas termoelétricas pelo gás natural que tem menor potencial poluidor.

Defensor do gasoduto, o senador Valdir Raupp (PMDB) acredita que o fornecimento de energia elétrica estará mais bem distribuído no estado se o Gasoduto Urucu-Porto Velho tiver suas obras iniciadas ainda neste ano. "O Brasil vive humilhado pela Bolívia, que comanda a política do gás para nós, enquanto as reservas de Urucu são desperdiçadas", disse.

O deputado Moreira Mendes (PPS) afirmou que a assinatura do contrato representa um desrespeito com a população de Rondônia que há alguns anos luta para ter sua independência na produção de energia. "Não há necessidade, não há justificativa do governo", reclamou.

Em sintonia com o discurso de Cassol, Moreira Mendes criticou o relacionamento da Petrobras com a Bolívia, com quem a estatal mantém contratos de extração e compra de gás natural. "Não entendo o encantamento do Brasil com a Bolívia", queixou-se.

Caso a construção da linha de transmissão seja concretizada,  Rondônia será ligada ao Sistema Nacional Interligado de Energia Elétrica e deixará a condição de potencial fornecedora de energia para se restringir ao consumo. Segundo estudos feitos por Moreira Mendes, a troca de perfil poderá provocar a perda anual de R$ 250 milhões/ano somente de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)

Além do "linhão" Jauru-Vilhena, outros 12 empreendimentos semelhantes tiveram contratos formalizados com o governo. Essas linhas de transmissão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somarão 2.146 quilômetros de extensão passando pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia e Espírito Santo.

Bianca Lemos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)