Sexta-feira, 17 de setembro de 2010 - 15h07
O desafio dos novos eleitos tanto no poder Executivo quanto Legislativo será o cumprimento da pauta de desenvolvimento ambiental, como a adequação do novo Código Florestal à realidade estadual, políticas de sustentabilidade para diminuir os desastres ambientais, caso das queimadas que registrou só esse ano, cerca de 70 mil focos de incêndios no país, e a regularização fundiária, em particular no estado de Rondônia, que aguarda há mais de duas décadas sua efetivação.
Essa previsão é do deputado Ernandes Amorim (PTB), candidato a deputado estadual, ao ser abordado, nesta sexta-feira (17), por radialistas da grande Ariquemes, sobre os desafios vindouros, nas esferas da Assembléia Legislativa.
Rondônia, na avaliação de Amorim, vive seu melhor ciclo dado sua importância estratégica na geopolítica do país – dá acesso terrestre e hidroviário ao Amazonas, Acre, Roraima, no escoamento da produção na Amazônia e Centro-Oeste; portal de integração internacional aos países Andinos – e para onde estão direcionados os maiores investimentos de energia e industrial do país.
“Nesse quadro novo obstáculo surge que é promover o desenvolvimento com sustentabilidade. Para tanto, temos que preconizar urgentemente a regularização fundiária, principal ação para o ordenamento de nosso estado, e a adequação da legislação ambiental, caso específico do novo Código Florestal. Dessa forma, acredito que iremos assegurar o desenvolvimento com crescimento sustentável, meta de toda a sociedade contemporânea”, afirma Amorim.
Ele diz que algumas ações têm sido empreendidas para o cumprimento dessa pauta como a redução do desmatamento. “Nosso produtor tem feito sua parte, o dever de casa. Agora falta uma legislação que o trate como cidadão e não como marginal. Uma legislação que lhe assegure seu pedaço de terra, seu crédito para continuar produzindo para o país e seu sustento. É dessa pauta que estaremos cuidando”, explica o candidato a deputado estadual.
Nesse final de semana, Amorim segue seu périplo na grande Ariquemes, realizando comícios, arrastões e reuniões com a comunidade e lideranças.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)