Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra sobre academia e mercado marca primeiro dia da Jornada da comunicação


 
Mais de 80 pessoas assistiram à explanação do jornalista Guarim Liberato

Cerca de 80 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da imprensa cantaram o hino nacional, interpretado por Obadias Gonçalves e o acadêmico Uziel, marcando o início da cerimônia de abertura da Jornada da Comunicação, na noite desta quinta-feira (21). A diretora do campus, professora doutora Maria do Socorro Pessoa, a cPalestra sobre academia e mercado marca primeiro dia da Jornada da comunicação  - Gente de Opiniãohefe do Departamento de Jornalismo, professora mestre Andréa Cattaneo e o assessor de comunicação da prefeitura de Vilhena, jornalista Elton Bittencourt, deram as boas-vindas, logo após, no auditório do prédio central da Universidade Federal de Rondônia.

O jornalista Guarim Liberato iniciou a sua palestra defendendo a desmistificação do Jornalismo, no tratamento da notícia não como um simples produto à venda, mas como um produto que, bem trabalhado, pode se transformar tanto em Jornalismo de serviço, como um instrumento de favorecimento. O jornalista falou também sobre a não obrigatoriedade do diploma, defendeu a formação acadêmica e afirmou a continuidade dos cursos de Jornalismo. A permanência das técnicas jornalísticas foi a saída apresentada por Guarim, para a consolidação da atividade empresarial na área.

Questionado sobre um possível caso de plágio feito pelo jornal Diário da Amazônia, do qual é editor-chefe, Guarim afirmou que há um controle na veiculação de conteúdo e que se provado o caso de plágio, o jornal pretende ressarcir o autor e tomar medidas sobre o responsável pelo plágio.

Liberato falou ainda em mudanças no jornal Diário da Amazônia. A inovação é a regionalização do jornal que, dará mais atenção aos acontecimentos do interior do Estado. Para tanto, serão criadas pequenas sucursais nas cidades pólos.

Logo após a palestra, houve manifestações culturais no saguão do campus, com música e declamações. Nesta sexta, 22, a programação continua com oficinas durante a manhã.

Confira a programação. (ACS/Dejor)


22 e 23/10 sexta | sábado (manhã):

8h-11h30 Oficinas
Local: Bloco 3Documentário Binacional: o caso “Interoceânica” (sexta-feira e sábado)
Emmanuela Palma (Editora Jornal Amazônia TV/ TV Rondônia)
Comunicação no Serviço Público (sexta-feira)
Luiza Archanjo (Assessora MPF/RO)
Design e Editoração Gráfica (sexta-feira e sábado)
Thallisson Lopes (Assessoria Unir)
Comunicação Comunitária (sábado)
Ms. Antônio Carvalhal (Uniron)
Filosofia e Ética no Trabalho Jornalístico (sexta-feira e sábado)
Ivanor Guanieri (Unir) e Ediovani Gaboardi (Unir)
Radiojornalismo Escolar e Comunitário (sexta-feira e sábado)
Ms.Claudemir da Silva Paula (Unir)


22/10 sexta-feira:

14h-17h30 Comunicações científicas
19h Mesa redonda: Perspectiva do Mercado de Jornalismo em Rondônia
Guarim Liberato (Editor-chefe Diário da Amazônia), Luiza Archanjo (Assessora MPF/RO), Emmanuela Palma (Editora Jornal Amazônia TV/ TV Rondônia), Sandro Mello (representante discente) e Ms. Sandro Colferai (mediador - Unir)


23/10 sábado:

14h-15h30 Comunicações científicas
17h Palestra Cineclubismo na Amazônia
Simone Norberto (Pres. CineOca/Assess.TJ/RO)
18h Encerramento


Fonte: Núbia Rodrigues
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)