Sábado, 19 de setembro de 2015 - 08h09
Rondônia possui uma agricultura forte e depende apenas de um processo de industrialização para que a sua economia, que já é destaque em nível nacional, repercuta com maior evidência também fora do País. A observação foi feita pelo economista Valdemar Camata Júnior durante palestra ministrada no Auditório Dolly Carvalho na sede do PSDB, promovida pelo Instituto Teotônio Vilela Rondônia. O economista deixou evidente que o processo de industrialização do estado depende de políticas específicas. “O segmento agrícola rondoniense tem registrado crescimento maior que a média nacional, mas é necessário que sejam adotadas medidas de ordem política para que essa produção seja beneficiada no próprio estado”, mencionou.
Para um público formado por profissionais de diferentes áreas e por estudantes, Valdemar Camata Júnior fez uma explanação bem abrangente sobre o panorama econômico de Rondônia, destacando a evolução no setor de agronegócios, atualmente entre os mais fortes de todo o País. Atualmente o 6º maior produtor de café e arroz, o 8º maior produtor de carne e 9º maior produtor de leite do Brasil, Rondônia tem registrado um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) sustentado ao longo dos 10 anos mais recentes. Isto, segundo economista, sem contar que o estado entra definitivamente no cenário nacional da piscicultura. Em 2015 foram produzidas 80 mil toneladas de peixes, mas Rondônia tem potencial para produzir até 700 mil toneladas/ano.
Contrastando com o interior do estado, a capital não desponta como potência na produção agrícola, mas o município de Porto Velho possui o maior rebanho bovino. Além disso, conforme o economista, Porto Velho está localizada num ponto estratégico e caminha para ser um centro intermodal e multimodal. “Porto Velho é a capital mais estratégica da Amazônia e a integração econômica incentiva ainda mais a produção de alimentos. Um polo industrial forte fará de Rondônia um grande centro abastecedor para os demais estados situados no Centro-Oeste e Norte e para alguns países localizados no entorno do estado. Mas, como disse, tudo depende de uma ação política eficaz e consistente”, assinalou Valdemar Camata Júnior.
Para o Presidente do Instituto Teotônio Vilela Rondônia, Aparício Carvalho, os temas abordados nas palestras realizadas pelo ITV-RO têm contribuído para fomentar profissionais e estudantes com informações essenciais para o seu crescimento em termos de conhecimento. “A palestra do economista Valdemar Camata Júnior sobre o cenário econômico de Rondônia evidenciaram dados importantes dentro de um contexto que mostra o estado como referência para o Brasil, numa perspectiva que o projeta como um futuro centro distribuidor de alimentos para a Amazônia brasileira e países vizinhos”, complementou Aparício Carvalho.
Fonte: Chagas Pereira
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató
Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste
A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n
Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e
Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB
Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal