Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra de promotor abre curso sobre o Fundeb em Pvh



Assim como aconteceu nos municípios polos de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes em 2010, o Tribunal de Contas (TCE-RO) realiza, com o apoio da Prefeitura de Porto Velho e do Ministério Público Estadual, o curso de aprimoramento sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para técnicos e membros do Conselho da Capital.

A capacitação foi aberta nesta segunda-feira (14), na sala de treinamentos do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas. Na oportunidade, o gerente-geral do IEP, Adão Franco, deu as boas-vindas aos participantes em nome da Presidência do TCE. Em seguida, o promotor de Justiça da Comarca de Ariquemes, Átilla Augusto da Silva Sales, abordou o tema “Responsabilidades dos Membros do Conselho do Fundeb”.

Durante sua explanação, o representante ministerial chamou a atenção para diversas particularidades e responsabilidades envolvendo os membros de conselho. “Não pode haver disputas partidárias entre conselheiros e gestores. Dentro dos conselhos, se visa o bem da comunidade”, alertou.

Átilla Sales também lembrou que o Ministério Público e o Tribunal de Contas estão à disposição de todos os conselheiros, para prestar esclarecimentos quanto às dúvidas que surgem ao longo do trabalho desempenhado frente aos conselhos. De uma forma simples e didática, ele deu exemplos por ele já vivenciados nessa área.
 

INFORMAÇÕES

Após a palestra do promotor de Justiça, a técnica de Controle Externo do TCE, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira, e o assessor da Escola de Contas, Cláudio José Uchôa, iniciaram o curso, que terá duração total de 16 horas/aula. Entre outras informações, serão repassadas aos participantes as formas de atuação, responsabilidades frente ao Conselho Municipal de Educação, análise das receitas e despesas do Fundeb.

Mais de 50 pessoas se inscreveram para participar do curso, entre os quais diretores de escolas. Neste primeiro dia, também esteve presente a secretária de Educação de Porto Velho, Maria de Fátima Ferreira Oliveira. As atividades prosseguem nesta terça-feira (15).

Fonte: Ascom TCE


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)