Terça-feira, 3 de maio de 2011 - 13h15
Durante palestra sobre o Código Florestal, para estudantes da Universidade Federal de Rondônia em Rolim de Moura, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) disse que o pequeno produtor rural “precisa de mais condições para cultivar a terra e produzir”.
“Se não cuidarmos neste momento para que o pequeno produtor possa trabalhar com as condições que merece, e conseqüentemente viver e sobreviver sem contribuir para o amontoado de gente que vemos nas cidades, veremos não apenas a desvalorização de uma classe mas sobretudo o abatimento de um ser humano que nasceu mais ligado às questões da terra que outros”, declarou o deputado.
Padre Ton vem defendendo que a reforma do Código Florestal, previstas para votação nesta quarta-feira, 4, contenha o conceito de agricultura familiar conforme estabelece a lei 11.326, de 2006, que estabelece as diretrizes para a política nacional de agricultura familiar. Para ele, o setor precisa de crédito menos burocratizado, averbação da reserva legal de forma simplificada e assistência técnica especializada.
A palestra reuniu mais de 120 pessoas, especialmente alunos do curso de Engenharia Florestal. O professor José de Sá e o secretário de Agricultura de Rolim de Moura, Valdemar Espanhol, estiveram presentes.
Padre Ton lembrou que o Estado de Rondônia vem atravessando um período de transformações econômicas importantes, onde a economia rural, ainda em sua maior parte gerada nas pequenas produções, exerce grande influência sobre todas as classes sociais locais. “Por isso, o pequeno produtor tem de ter as condições adequadas para viver no campo com sua família, produzindo para seu sustento e geração de renda na região em que vive”.
Ao finalizar, o parlamentar observou que a luta ainda não terminou, e que suas esperanças se mantém firmes. Padre Ton disse que este é apenas o início de seu mandato, e que muitas questões importantes para a sociedade ainda serão debatidas em Brasília, como a Reforma Política que, tema que receberá toda sua atenção logo após de concluídas as discussões sobre o Código Florestal.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p