Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Padre Ton: O pequeno produtor precisa de mais condições



Durante palestra sobre o Código Florestal, para estudantes da Universidade Federal de Rondônia em Rolim de Moura, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) disse que o pequeno produtor rural “precisa de mais condições para cultivar a terra e produzir”.

“Se não cuidarmos neste momento para que o pequeno produtor possa trabalhar com as condições que merece, e conseqüentemente viver e sobreviver sem contribuir para o amontoado de gente que vemos nas cidades, veremos não apenas a desvalorização de uma classe mas sobretudo o abatimento de um ser humano que nasceu mais ligado às questões da terra que outros”, declarou o deputado.

Padre Ton vem defendendo que a reforma do Código Florestal, previstas para votação nesta quarta-feira, 4, contenha o conceito de agricultura familiar conforme estabelece a lei 11.326, de 2006, que estabelece as diretrizes para a política nacional de agricultura familiar. Para ele, o setor precisa de crédito menos burocratizado, averbação da reserva legal de forma simplificada e assistência técnica especializada.

A palestra reuniu mais de 120 pessoas, especialmente alunos do curso de Engenharia Florestal. O professor José de Sá e o secretário de Agricultura de Rolim de Moura, Valdemar Espanhol, estiveram presentes.

Padre Ton lembrou que o Estado de Rondônia vem atravessando um período de transformações econômicas importantes, onde a economia rural, ainda em sua maior parte gerada nas pequenas produções, exerce grande influência sobre todas as classes sociais locais. “Por isso, o pequeno produtor tem de ter as condições adequadas para viver no campo com sua família, produzindo para seu sustento e geração de renda na região em que vive”.

Ao finalizar, o parlamentar observou que a luta ainda não terminou, e que suas esperanças se mantém firmes. Padre Ton disse que este é apenas o início de seu mandato, e que muitas questões importantes para a sociedade ainda serão debatidas em Brasília, como a Reforma Política que, tema que receberá toda sua atenção logo após de concluídas as discussões sobre o Código Florestal.

Fonte: Mara Paraguassu

 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)