Segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 14h04
O deputado federal Padre Ton (PT-RO) reuniu a equipe do mandato em reunião realizada no final de semana, em Porto Velho, para traçar um plano de trabalho para este primeiro ano de atuação na Câmara dos Deputados. Foram definidas como prioridades nas ações estabelecidas no último dia de evento, no domingo, as áreas da saúde, educação e agricultura familiar.
Em pouco mais de dois meses de mandato, o deputado já iniciou ações nessas áreas. Em relação a agricultura familiar, por exemplo, ele participa de um grupo do PT na Câmara dos Deputados que está propondo modificações em alguns pontos da reforma do Código Florestal para atender o agricultor familiar. “O pequeno e grande agricultor são tratados de forma igual, sem diferença. Não pode ser assim”, diz o deputado.
Na educação, Padre Ton já esteve com o coordenador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, e com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, para tratar, respectivamente, de creches selecionadas para treze municípios pelo programa ProInfância e ampliação das unidades do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com a instalação de uma unidade em Guajará-Mirim. Na saúde, ele se reuniu com o coordenador da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Josafá Marreiro, para tratar de projetos de saneamento pendentes.
Municipalista, o deputado e equipe decidiram que o mandato irá defender a aprovação da emenda constitucional 29, proposta que redefine os percentuais a serem gastos na saúde pelos estados e municípios e, o mais importante, estabelecer o montante constitucional que caberá à União.
A trajetória política do deputado, com origem no movimento social e que já foi prefeito por duas vezes de Alto Alegre dos Parecis , o levou a convidar para sua reunião diversas lideranças de movimentos sociais.
Na tarde de sexta-feira estiveram presentes representantes do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Comissão de Justiça e Paz (CJP); Cunpir; instituto Madeira Vivo; Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra; Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária Rondônia; Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel). Também compareceram dirigentes de órgãos federais, como Olavo Nienow, da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Compareceram ao encontro de planejamento, organizado por Iremar Ferreira, Jair Bruxel e Simone Duarti, 40 pessoas, entre colaboradores, assessores e representantes de organizações não governamentais e governamentais.
Escritório
No sábado à noite o deputado inaugurou o escritório político em Porto Velho. É localizado na avenida Calama, 2561, próximo a Ameron. Na Avenida Manaus, 5122, centro, em Rolim de Moura, está outro ponto de apoio do mandato.
Fonte: Mara Paraguassu
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)