Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Padre Ton afirma que será ativo defensor povos indígenas



No lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, o deputado Padre Ton (PT-RO) foi escolhido como o segundo vice-presidente do grupo, que será presidido pelo colega de partido deputado Ságuas Moraes (MT).

“Quero ser o pára-choque de todas as discussões que tratam dos interesses dos povos indígenas, especialmente os da Amazônia Legal, onde se concentra 60% dos povos indígenas do Brasil”, disse o deputado, após afirmar que terá uma freqüência assídua às reuniões da Frente.

Para o deputado, é importante a Frente provocar os parlamentares dos estados da Amazônia Legal para uma participação ativa. O deputado citou matéria divulgada hoje (19) na imprensa rondoniense segundo a qual o Ministério Público Federal investiga 110 violações nos direitos dos povos indígenas de Porto Velho e Guajará Mirim.

“Vejam que são apenas dois municípios. Há muito mais no estado, com certeza”, assegurou, lembrando que a população indígena de Alta Floresta é afetada por Pequenas Centrais Hidrelétricas.

Segundo o deputado Padre Ton, a falta de assistência à saúde indígena é um dos principais problemas que afetam todos os povos indígenas, tema que ele espera ver pautado pela Frente. Ele lamentou a ausência do presidente da Funai, Márcio Meira, no lançamento.

Padre Ton citou o trabalho importante feito pelo deputado Eduardo Valverde,morto em acidente automobilístico no mês passado, na coordenação da Frente, o que também foi lembrado pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA). “Existem muitas vozes aqui que representam os grandes, o agronegócio, aqueles que não precisam de vozes. Valverde foi a voz dos povos indígenas, com muita competência. Quero também ser essa voz”, disse Teixeira.

Também fazem parte da composição da Frente os deputados José Penna (PV-SP); Roberto Santiago (PV-SP); Geraldo Resende (PMDB-MS) e Marina Santana (PT-GO).

Participaram da formação da mesa de lançamento da Frente o líder Marcos Apurinã, presidente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; a coordenadora-geral da Educação Escolar Indígena do MEC Suzana Martelleti Grillo e o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos, André Lázaro.

Fonte:  Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)