Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 17h15
E Em cerimônia com prefeitos e governadores para a assinatura da primeira etapa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o presidente Lula confirmou os recursos de R$ 152 milhões para Porto Velho. Destes recursos, R$ 54 milhões serão destinados aos projetos de recuperação dos igarapés, diminuindo o impacto das cheias no período do inverno Amazônico. Os projetos aprovados pelo Ministério das Cidades e que envolvem parte dos canais dos Tanques, da Penal e do Tancredo Neves.
Com os recursos a prefeitura vai atacar pontos que geram alagações na capital e além de combater as enchentes, vai remover as famílias que moram nas áreas de risco e faixas de proteção do canal. Para isso a engenharia vai revestir os canais e urbanizar as áreas degradadas com a implantação de Parques Lineares, que também vão ser revestidos de grama. Depois deste processo concluído, a água fluirá com mais velocidade, evitando o acúmulo e a enchente.
Essas ações serão executadas nos canais da Penal (da José Vieira Caúla até a Estrada da Penal), dos Tanques, (da D. Pedro II até a Raimundo Cantuária) e Tancredo Neves (entre Avenida Mamoré e Rua Antônio Violão). Estes pontos identificados pela engenharia da prefeitura como os mais críticos, já vem sendo tratados, através dos processos de limpeza, aprofundamento e desobstrução dos canais, como medida preventiva.
Para o prefeito Roberto Sobrinho, finalizar o ano com uma excelente perspectiva e com a certeza de que vai beneficiar cerca de 200 famílias que vivem em situação de risco, é um excelente final de ano. “Desde que nós assumimos a prefeitura temos lidado com as dificuldades de tentar evitar as enchentes. A desobstrução dos canais é um trabalho que não era feito na capital e todo o período de chuvas sempre foi motivo de grande preocupação e agora com o projeto parque das águas garantido, nós vamos não só diminuir os riscos das enchentes, como urbanizar estas áreas e dar moradias descentes à estas famílias”, finalizou o prefeito.
Fonte: Nara Vargas
Fotos: Comdecom
Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e
Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB
Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal
O Parlamento Amazônico realizou nesta quarta-feira (12), em Boa Vista, Roraima, a 2ª Reunião do Colegiado de Deputados e Deputadas da Amazônia Leg
Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari
A mais recente pesquisa realizada pela Data Continental apresentou um retrato das intenções de voto na cidade de Candeias do Jamari, Rondônia, à med