Domingo, 23 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Órgãos municipais têm até dia 28 para mandar balancetes ao TCE


Lúcio Albuquerque
Prefeituras, Câmaras e autarquias municipais têm até dia 28, último dia útil deste mês para encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado seus respectivos balancetes relativos ao mês de agosto passado, conforme o que é previsto na Constituição do Estado e na Instrução Normativa nº 19/2006 do próprio TCE-RO.
No caso dos órgãos estaduais, das administrações direta e indireta dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do próprio Tribunal de Contas e do Ministério Público isso deve acontecer a cada 60 dias, sendo que neste final de setembro deverá ser encaminhado o balancete referente e julho . (no presente caso, somente o Governo do Estado tem 60 dias para remessa)
A regulamentação relativa aos órgãos estaduais está conforme a Instrução Normativa nº 16 que alterou a Instrução 13 no seu artigo 5º que ficou assim: "O responsável pelo Órgão Central de Contabilidade do Estado - que tem que consolidar com os demais órgãos e poderes - remeterá ao Tribunal de Contas, até o sexagésimo dia subseqüente ao mês encerrado, informações consolidadas das unidades ".
A Instrução Normativa nº 13/2004 do TCE-RO "Dispõe sobre as informações e documentos a serem encaminhados pelos gestores e demais responsáveis pela Administração Direta e Indireta do Estado e dos Municípios; normatiza outras formas de controles pertinentes à fiscalização orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e contábil exercida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia".
Nos dois casos a verificação do encaminhamento e demais providências serão tomadas pela Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Câmara Municipal de Porto Velho convoca representante da JTP Transportes para esclarecimentos

Câmara Municipal de Porto Velho convoca representante da JTP Transportes para esclarecimentos

A Câmara Municipal de Porto Velho, através do ofício externo 001/2025/CMPV, convocou Paulo Henrique Wagner, proprietário da empresa JTP Transportes,

Cônsul-Geral do Japão visita Assembleia Legislativa de RO e é recebido por deputados

Cônsul-Geral do Japão visita Assembleia Legislativa de RO e é recebido por deputados

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, visitou nesta quinta-feira (20), a sede da Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho. E

Vereador Everaldo Fogaça relata projeto de Lei que visa modernizar estacionamentos do Shopping Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça relata projeto de Lei que visa modernizar estacionamentos do Shopping Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça, representando o PSD, assumiu um papel fundamental na Comissão dos Direitos Humanos e da Defesa do Consumidor ao relatar

Cristiane Lopes fortalece apoio às Mães Atípicas e destina 4,5 milhões ao Projeto PCD+

Cristiane Lopes fortalece apoio às Mães Atípicas e destina 4,5 milhões ao Projeto PCD+

A deputada federal Cristiane Lopes reafirmou seu compromisso com a inclusão social ao anunciar um novo investimento de 1,5 milhão, além dos 3 milhõe

Gente de Opinião Domingo, 23 de março de 2025 | Porto Velho (RO)